Como selecionar um programa de negócios para estudar?
Gonçalo William Mota Borges
• 4 min de leitura
Você está procurando um emprego em uma área altamente competitiva? Você foi promovido recentemente ou está trabalhando para ser promovido? Ou você está cansado de ser um empregado e quer começar um negócio como seu próprio patrão? Se a sua resposta a qualquer uma dessas perguntas for um retumbante sim, selecionar um programa de negócios para estudar é definitivamente uma das maneiras de se ajudar a ficar à frente do grupo.
A escolha de um programa de negócios ou MBA é uma decisão importante. Você investirá tempo, esforço e dinheiro neste empreendimento, portanto, deve fazer as seguintes considerações ao selecionar o "melhor" programa de negócios para estudar:
Determine quais são seus objetivos de carreira e quais programas são relevantes para sua carreira. Confira os cursos incluídos nos programas que você está considerando. Pergunte a si mesmo se as eletivas incluídas serão úteis para sua área de trabalho ou suas áreas de interesse específicas.
Aprenda sobre o programa antes de entrar nele. Vale a pena conhecer a estrutura do programa de negócios que você está considerando. Alguns programas são muito estruturados e tradicionais, enquanto outros são dinâmicos. Além disso, existem programas de dois e um ano. A maioria dos programas de negócios atende àqueles com cargos gerenciais atuais ou anteriores, então, se você não tiver nenhum, preveja algumas dificuldades no programa ou pergunte se os instrutores podem modificar parte dele para você ou escolher o programa de dois anos.
O tamanho da classe é importante. Geralmente, turmas pequenas são boas porque isso significa que os instrutores terão mais tempo para cada aluno individualmente na classe. Mas turmas grandes também não são ruins para as empresas de recrutamento que provavelmente procuram escolas com turmas grandes.
Saiba quanto tempo, dinheiro e outros recursos você está disposto a gastar. Um programa de negócios exigirá seu comprometimento e recursos para isso. Saber sua posição financeira o ajudará a escolher as escolas e programas para você. Se estiver com pouco dinheiro, você pode considerar empréstimos para pós-graduação, bolsas de estudo, subsídios e frequentar universidades locais em vez de universidades localizadas em outros estados.
Considere onde você trabalha ou mora atualmente e onde deseja fazê-lo no futuro ao escolher a escola e o programa. Muitas universidades têm contatos de colocação de empregos que se concentram na região. Se você planeja trabalhar em uma determinada região ou estado, procure programas em universidades e faculdades nessa área ou em áreas próximas.
Confira as principais escolas de negócios de algumas das principais publicações da atualidade. The Economist, Forbes, Wall Street Journal e Business Week, entre outros, classificam e compilam algumas das principais escolas de negócios do país. Algumas das universidades consistentemente classificadas são Harvard, NYU, MIT e Berkley. Mas uma advertência: essas classificações diferem umas das outras e são o resultado de uma consideração de fatores diferentes. No entanto, eles podem lhe dar uma boa ideia sobre quais escolas têm os programas de negócios mais conceituados.
Mercado de trabalho competitivo
A seleção de um programa de negócios para estudar é uma tarefa que requer consideração cuidadosa por causa do dinheiro, tempo e recursos que você terá de comprometer na busca por um. É importante que você escolha o programa certo para se preparar para o competitivo mercado de trabalho que existe. Se você optar por estudar online, existem muitos cursos de negócios online excelentes disponíveis. O ponto principal ao escolher o melhor programa é escolher aquele que se adapta às suas necessidades e aos recursos disponíveis, não apenas a escola.