O controle de vibração pode ser definido como a aplicação de uma certa quantidade de força que é igual e oposta às forças causadas pela vibração externa. O objetivo principal disso é o controle estrutural, a fim de reduzir ou cancelar os problemas causados pela vibração em instrumentos ou equipamentos sensíveis. Este processo tem várias aplicações diferentes.
Sistemas de redução de vibração
Os mais comuns são os sistemas de redução de vibração para processos industriais de precisão, que permitem ao usuário controlar a vibração do motor de instrumentos industriais utilizando o equipamento de vibração correto, normalmente uma plataforma na qual o equipamento é colocado. Ajuda na redução da vibração em helicópteros, para uma viagem mais tranquila e confortável. Equipamentos de vibração de exercício, que fazem uso dos três tipos de vibração (circular, plana ou inclinada), auxiliam no treinamento-alvo de determinados grupos musculares do corpo humano.
Ao selecionar o equipamento antivibração, é importante fazer o teste de vibração para determinar corretamente qual tipo de VCS, ou sistema de controle de vibração, é adequado para a aplicação que você deseja. A seguir estão algumas dicas sobre como selecionar o sistema de controle de vibração adequado para seu uso específico:
Exercícios de vibração. Ao fazer exercícios de vibração, os três tipos de vibração são colocados em uso para o benefício de áreas-alvo específicas no corpo: vibração circular, plana e de inclinação. Observou-se que a vibração circular, que envolve um motor em forma de bola que vibra as placas de forma circular, cria o efeito colateral de um movimento horizontal, que pode causar lesões ao usuário. Por outro lado, a pesquisa provou que a vibração plana é bastante ideal para fortalecer a parte superior do corpo e para uso em exercícios que exigem que o usuário fique em uma perna só. Finalmente, a vibração de inclinação parece especialmente benéfica para exercícios que servem para fortalecer e treinar a parte inferior do corpo, em grande parte devido ao fato de que induz um movimento gangorra, que tende a simular nossos movimentos humanos naturais.
Processos industriais de precisão. Para processos industriais de precisão que não podem ser submetidos se afetados pela vibração da máquina, existem dois tipos principais de sistemas de controle de vibração: controle de vibração ativo e controle de vibração passivo. No passado, o controle passivo de vibração era a única opção e envolvia o uso de equipamentos básicos, como amortecedores, amortecedores e um método de isolamento de base, para controlar a vibração da máquina. A vibração ativa, por outro lado, é um sistema mais avançado de controle de vibração, que normalmente envolve o uso de vários componentes diferentes. Esses componentes são uma plataforma suspensa, vários acelerômetros (para medir a aceleração do movimento), um sistema amplificador eletrônico(para ampliar e reverter os sinais vindos dos acelerômetros), e, para equipamentos muito grandes, os componentes hidráulicos ou pneumáticos adequados necessários para suportar a atividade. O tipo de sistema que você usa, seja passivo ou ativo, depende principalmente das necessidades e requisitos de sua máquina e de seus processos industriais.
Qualquer que seja o propósito de sua atividade, selecionar o sistema de controle de vibração adequado requer uma certa quantidade de pesquisa e tentativa e erro. Contanto que você tenha uma ideia clara do que deseja realizar, não deverá ter problemas para selecionar o VCS adequado para atender às suas necessidades.