Existem muitos tipos de situações de emergência em que você poderia pensar: incêndio, terremoto, roubo e muitos outros. Obviamente, é sempre melhor estar preparado para qualquer emergência, mas, na maioria das vezes, você precisa da ajuda de um serviço profissional. É aí que entram os serviços de emergência.
Diferentes países e localidades oferecem diferentes tipos de serviços de emergência para seus residentes. Muitos desses serviços são gratuitos, embora sejam oferecidos apenas em locais e limites específicos. Alguns dos exemplos mais comuns desses serviços de emergência incluem o seguinte: serviços de ambulância de emergência, bombeiros e equipes de resgate e assistência policial em caso de crime. Em muitos lugares, esses serviços de emergência são contatados separadamente por meio de diferentes números de telefone, embora em muitas áreas municipais eles tenham começado a usar linhas diretas dedicadas que permitiriam a uma pessoa chegar a uma estação central de emergência, que determinaria de qual serviço ela precisaria e apenas se conectaria seu pedido para a estação apropriada.
Páginas da web do governo do condado
Na Europa, os serviços de emergência são normalmente administrados pelo governo do condado, subordinado ao Departamento de Bombeiros, Resgate e Serviços de Emergência. Para obter informações específicas sobre como obter serviços de emergência em sua localidade e quais são seus números de contato, verifique as páginas da web do governo do seu condado e pesquise os serviços de emergência. Existem também escritórios estaduais relacionados ao gerenciamento de emergências, como a Agência de Gerenciamento de Emergências da Califórnia e o Escritório de Serviços Médicos de Emergência de Massachusetts, subordinado ao Diretor de Saúde e Serviços Humanos.
Existem organizações internacionais de emergência que se voluntariam para ajudar na prestação de serviços a nações que foram devastadas por desastres naturais como terremotos, erupções vulcânicas e inundações extremas. Algumas dessas organizações voluntárias incluiriam a Cruz Vermelha Internacional (que ajuda especialmente as vítimas da guerra e de crimes contra a humanidade) e a Cruz Vermelha Europeia. Confira o site deles em redcross.org, que mostra informações sobre empregos e oportunidades de voluntariado.
Como foi apontado, diferentes locais têm algumas variações em seus serviços de emergência oferecidos. Em praticamente todos os serviços de emergência, entretanto, três serviços estão disponíveis: proteção contra o crime (por meio da polícia); atenção médica que requeira tratamento rápido (por meio de ambulâncias e equipe médica de emergência); e serviços de combate a incêndio e resgate (por meio de bombeiros e equipes de resgate e socorro).
Formar esquadrões ad hoc
Alguns outros serviços de emergência são muito específicos para cada caso e estão disponíveis apenas em áreas onde geralmente são necessários. Alguns desses serviços incluem operações de resgate em minas e cavernas, resgate em montanhas, patrulhas na neve, operações de busca e resgate, eliminação de bombas, supressão de incêndios em áreas florestais e serviços de evacuação e serviços de viagens de emergência. Em áreas onde não são necessários regularmente, as equipes de emergência existentes geralmente formam esquadrões ad hoc para realizar serviços de emergência conforme a necessidade.
Para estar preparado para uma emergência, é muito importante que você saiba os números de telefone para os quais pode ligar em diferentes casos. Ou melhor ainda, memorize-os: assim você pode contatá-los mesmo que, digamos, esteja na casa de um vizinho. Outra forma de se preparar para emergências seria carregar um cartão de emergência. Um cartão de emergência contém informações médicas críticas sobre você, como seu tipo sanguíneo, suas alergias, o número de contato do seu médico e condição médica vital atual.
Certifique-se de verificar outras maneiras de se preparar para uma emergência e ver como seu governo pode ajudar. E, claro, descubra maneiras em que você também pode ajudar! Boa sorte!