Como compreender os princípios básicos da contabilidade de fundos?
Enzo Davi Brito de Marques
• 3 min de leitura
A contabilidade de fundos é um ramo da contabilidade usado principalmente por organizações sem fins lucrativos para poder ter um relatório sobre onde seus fundos são gastos. Os ativos e passivos das organizações são agrupados de acordo com seus usos específicos.
O relatório de contabilidade do fundo consiste
O relatório de contabilidade do fundo consiste nos ativos, passivos, ativos líquidos, receitas e despesas da organização. A contabilidade de fundos é diferente da contabilidade normal, pois este ramo se concentra mais na alocação de fundos do que no lucro que eles criam.
Aqui estão alguns dos conceitos básicos da contabilidade de fundos:
Adquira fundos. Organizações sem fins lucrativos obtêm fundos de diferentes fontes. Podem ser empresas ou negócios que apóiam a organização, ou também podem vir de diferentes indivíduos que doam fundos para a organização. Os fundos que são adquiridos pela organização têm usos restritos. Devem ser usados para o aperfeiçoamento dos membros da organização ou para as atividades que realizam. As empresas ou pessoas físicas que doam o dinheiro devem receber um relatório de contabilidade do fundo com os lançamentos das atividades ou benfeitorias para saber para onde foi o dinheiro doado.
Requisitos O orçamento que as organizações sem fins lucrativos adquirem deve atender às necessidades e requisitos da organização. Isso inclui as taxas que serão utilizadas para as diferentes atividades e melhorias, e também pode consistir nos salários das pessoas que trabalham para a organização. Existem duas categorias principais para as despesas de uma organização sem fins lucrativos. Estes são o fundo geral e o fundo para fins especiais. Se as despesas não atenderem aos requisitos da organização sem fins lucrativos, os fundos não poderão ser usados.
Relatórios de fundos. A organização sem fins lucrativos deve fornecer um relatório detalhado dos fundos. Isso deve incluir todas as despesas usadas pela organização para fins gerais e para fins especiais. Este relatório será entregue às pessoas físicas ou jurídicas que ajudaram na captação de recursos para as organizações. O relatório detalhado dará às pessoas a chance de saber onde seu dinheiro foi gasto.
Software útil. Existem diferentes títulos de software que podem ser usados na contabilidade de fundos. Isso ajudará a organização a agrupar e registrar informações sobre seus fundos em um sistema. A contabilidade Peachtree é um dos aplicativos usados na contabilidade. Sage Software o desenvolveu. Existem muitos produtos da contabilidade Sage que podem ser usados para contabilidade. Outro software que pode ser usado para contabilidade é o QuickBooks.
Estes são os conceitos básicos da contabilidade de fundos. A contabilidade de fundos é um ramo da contabilidade que tem sido questionado, pois não há um propósito claro para isso, ao contrário dos princípios contábeis padrão que são usados em negócios e empresas. Você pode aprender mais sobre contabilidade de fundos e como aproveitá-la ao máximo por meio de cursosonline ou programas de graduação em contabilidade online. Este é um ramo de contabilidade usado por organizações sem fins lucrativos e outros setores públicos para poder criar um relatório financeiro de suas atividades e despesas. É uma forma útil de relatar às pessoas como ajudaram a organização a realizar diferentes atividades.