Um banco de sangue é um local para armazenar doações de sangue de doadores. O sangue doado a um banco de sangue é usado por outras pessoas que precisam de transfusões de sangue. O sangue que será transferido para outra pessoa deve ser compatível com o sangue dessa pessoa. O exame de sangue é feito primeiro para saber a que horas o sangue é transportado por uma pessoa.
Funções de rede de banco de sangue
Aqui estão as etapas sobre como funciona uma rede de banco de sangue:
Doações de sangue. As pessoas vão aos bancos centrais de sangue para doar sangue. Às vezes, o hospital vai a uma agência de coleta de sangue para obter sangue para transfusões de sangue. O Delta Blood Bank é uma organização que educa as pessoas sobre a necessidade de doar sangue. Em alguns casos, o doador de sangue é pago pelo sangue doado ao banco. Qualquer tipo de sangue é aceito em bancos de sangue. O sangue usado para transfusão normalmente vem de doadores que não são pagos. O sangue plasmático de doadores pagos passa por alguns processos antes de ser usado.
Cheio de sangue. Sangue total é o nome dado ao sangue que não é separado. Este sangue é misturado a um conservante para ser usado. Esse sangue pode durar até 35 dias. Em alguns casos, o sangue passa por um processo de separação de seus componentes. Os glóbulos vermelhos do sangue são misturados a um componente que permite seu uso por até 42 dias. O sangue é então colocado em uma unidade de armazenamento de sangue e congelado. Quando o sangue está congelado, pode durar até dez anos.
Plasma sanguíneo. O plasma sanguíneo que foi separado dos glóbulos vermelhos também está congelado. Existem vários usos para esse plasma sanguíneo. Alguns usos do plasma sanguíneo são para transfusão ou fracionamento.
Plaquetas. Outro elemento separado do sangue é a camada leucocitária. A camada leucocitária é o elemento usado para fazer as plaquetas sanguíneas. As plaquetas sanguíneas também são usadas na transfusão de sangue. Ao contrário dos glóbulos vermelhos, a camada leucocitária é armazenada em temperatura ambiente. Pode durar até cinco dias.
Armazenar. Nos casos em que os glóbulos vermelhos são raros, a criopreservação é feita. Este é o processo de congelamento do sangue em temperaturas abaixo de zero. Isso permite que o sangue seja utilizável por até 10 anos. Existe uma solução chamada glicerol que se mistura com os glóbulos vermelhos. O glicerol é misturado com os glóbulos vermelhos para garantir que não sejam danificados devido à temperatura muito baixa.
Banco de sangue do cordão umbilical. Um banco de sangue do cordão umbilical é uma instalação que armazena o sangue retirado do cordão umbilical. Esse sangue ainda pode ser usado para outros fins, como curar o sistema imunológico e várias doenças do sangue.
É assim que funciona um banco de sangue. Os bancos de sangue são um ótimo recurso para hospitais e clínicas. Outras pessoas terão a chance de ajudar pacientes enfermos que precisam de doações de sangue. Algumas pessoas são ajudadas pelo banco de sangue, que as paga pelo sangue que doam.