Em qualquer organização, não deve haver espaço para erros. Tudo deve ser bem planejado, mesmo as possibilidades de risco. É aí que a gestão de risco entra em cena. Este processo envolve a avaliação dos possíveis perigos para que a organização tenha um bom plano para remediar ou resolver essas possibilidades. No entanto, esse processo nunca estará completo sem passar por uma etapa crucial - avaliação de risco.
Como o próprio nome indica, a avaliação de risco avalia os vários riscos identificados, as perdas potenciais que podem advir deles e sua probabilidade. Ao contrário de outros métodos de negócios que usam premissas, a avaliação de risco é um processo matemático. Pode parecer difícil, mas a avaliação de risco, na verdade, envolve apenas as seguintes etapas:
Considerando a organização que necessita de avaliação de risco. A metodologia e as ferramentas específicas necessárias para a avaliação de riscos dependem da organização. Vários setores têm ambientes diferentes e cada um desses ambientes requer um sistema especial de avaliação de risco. Questões específicas como segurança de construção, segurança de dados, saúde ocupacional, segurança no local de trabalho e treinamento de segurança podem ser tratadas com a avaliação de risco. Depois disso, busque algumas diretrizes de metodologia sobre como abordar a avaliação de risco para o seu setor.
Ligar para os representantes de todos os departamentos ou setores da sua organização. A avaliação de riscos não envolve apenas um único projeto, mas sempre envolve toda a organização. Ao ter uma reunião com todos os representantes de departamentos, você tem a chance de descobrir os diferentes problemas e riscos que cada departamento está enfrentando.
A avaliação de riscos deve ser uma atividade regular para o planejamento estratégico. A avaliação de riscos merece fazer parte do seu planejamento estratégico, pois será de grande ajuda para este último.
Agendar a sessão regular de avaliação de risco e reservar tempo suficiente para isso. A avaliação de risco é um procedimento de gerenciamento de risco muito importante. Portanto, é necessário um planejamento cuidadoso e documentação para a execução adequada dos planos. Mas como sua equipe pode fazer isso em um ambiente apressado? É por isso que você deve aprender como dar tempo suficiente para a sessão de avaliação de risco. Quanto tempo você precisa dedicar à avaliação de riscos ainda dependerá do tamanho da sua organização e dos diferentes assuntos que você colocar em consideração.
Definição de perigos. Um risco pode ser medido pela perda potencial se o risco acontecer e a possibilidade de acontecer. Identificar a perda potencial lhe dará uma ideia sobre em quais riscos você deve se concentrar. No entanto, nem todos os riscos com grandes perdas potenciais devem ser priorizados. Existem riscos com grandes perdas potenciais, mas com probabilidade de ocorrência muito baixa.
Registre tudo o que o grupo discutiu em uma planilha. Crie uma planilha abrangente sobre as descobertas e possíveis soluções para os riscos identificados.
Expanda seu conhecimento sobre o planejamento de avaliação de risco bem-sucedido. Como disse, esse processo é difícil, portanto, espere encontrar vários erros antes de obter a resposta mais precisa. Este problema também pode ser reduzido sendo específico na identificação dos riscos e probabilidades.
Treinamento de segurança, segurança de dados, segurança no local de trabalho, saúde ocupacional e segurança de construção são apenas alguns dos muitos problemas que podem ser resolvidos com a avaliação de risco.