Como iniciar um negócio de aluguel de equipamentos?
Eduarda Nicole Rocha de Teixei
• 4 min de leitura
Como em qualquer outra empresa, você precisa saber a importância de um plano de negócios cuidadosamente estruturado para iniciar seu negócio de aluguel de equipamentos. Deve conter informações sobre seu mercado e seus concorrentes existentes.
Estratégia de vendas, opções de marketing, publicidade e preços de produtos e serviços são também alguns dos aspectos vitais que você deve considerar seriamente. Antes de criar esse plano de negócios estruturado, no entanto, seria melhor para os iniciantes começar com uma lista de tudo que você considera importante para iniciar o negócio, e isso é o que você chama de Plano de Startup.
Estudo de mercado, indústria e viabilidade. Isso é importante principalmente porque abrir uma empresa de aluguel de equipamentos em sua área pode não ser prático em primeiro lugar. Você não quer que seu empreendimento seja apenas mais um ponto de aluguel de ferramentas ou loja de equipamentos de construção em sua vizinhança. A realização de pesquisas de mercado, indústria e viabilidade o ajudará a validar a viabilidade de seu negócio e determinar suas chances de sucesso.
Plano de negócios. É aqui que você relaciona suas estratégias, análises financeiras, produtos ou serviços, planos de marketing, incluindo detalhes de seu plano de inicialização, que deverá ser incluído na descrição da empresa. Para produtos e serviços, descreva quais equipamentos você está vendendo ou quais serviços está fornecendo. Seus serviços incluirão conserto de equipamentos? Que benefícios seus clientes obtêm ao fazerem uso de seus serviços? Quais serão os seus termos de acordo, taxas e contrato? Essas são apenas algumas coisas que você precisa enumerar em seu plano de negócios.
Proteja recursos financeiros. Quanto é o seu capital inicial? Mais importante ainda, você tem os fundos? Aqui você identificará se seus recursos financeiros viriam de suas próprias economias ou se você precisaria pedir emprestado a familiares ou amigos. Você consideraria obter empréstimos comerciais de empresas ou instituições financeiras?
Construa relacionamento com os comerciantes. Isso é significativo, pois você terá que adquirir seus materiais de outros fornecedores. As empresas de leasing de equipamentos terão de estabelecer associações com tipos semelhantes de negócios e comerciantes que possivelmente fornecerão seus suprimentos.
Lista de inventário. É aqui que você identifica o número de unidades que tem em mãos. Você precisa saber com precisão o número de suprimentos que possui em armazenamento, categorizados como equipamentos para aluguel de festas, equipamentos de construção e outras ferramentas.
Localização e licenças. Quando tiver obtido a localização onde está instalando sua empresa, obtenha todas as autorizações, licenças e contratos necessários.
Equipe e funcionários. A menos que você esteja fazendo um show one-man, o que não é prático para este tipo de negócio, este é outro aspecto importante que precisa de sua atenção, pois você e seu pessoal serão os únicos a comercializar seus produtos e serviços.
Anunciar. Antes do lançamento, isso é necessário para que seus clientes-alvo acorram ao ponto de venda de equipamentos assim que você abrir o negócio.
Programa de gestão de negócios online
Você também pode considerar um plano de site para comércio eletrônico. No entanto, você pode enumerar o restante dos requisitos em seu plano de negócios detalhado. Para começar, especialmente se você nunca teve experiência em empreendedorismo, será benéfico se você tiver um aplicativo de software projetado para fazer planos de negócios. Ele inclui planos de projeção financeiras e outras dicas úteis em começar seu negócio de aluguel de equipamentos. Para obter mais informações sobre como montar um plano de negócios viável, considere se inscrever em um programa de gerenciamento de negócios online.