Como encontrar livros jurídicos indianos para empresas?
Eduarda Nicole Rocha de Teixei
• 3 min de leitura
Livros jurídicos podem ser muito importantes até para não advogados, porque, no final das contas, a lei ainda é o conceito que define e rege as sociedades. A lei é diferente em diferentes países, por isso é importante estar ciente das várias nuances que cada nação assume quando se trata de legislação e outras peças de regulamentação. O conhecimento desses conceitos possibilitaria que alguém estivesse mais bem equipado para lidar com eventos sociais, além de estar mais ciente das práticas e convenções empresariais que são consideradas legais em uma área.
Os negócios são uma parte muito importante da vida indiana. Com cidades prósperas como Mumbai, Chenai e Calcutá, é difícil negar que os mercados financeiros do mundo realmente dependem desses centros de cidade para entregar, especialmente para empresas que dependem de processos terceirizados. É por isso que os livros de direito na Índia não são apenas para estudantes de direito e advogados indianos - eles também estão na lista de leitura de qualquer empresário.
Títulos relacionados
Assim como qualquer país desenvolvido, a Índia tem muitas livrarias. Embora existam filiais de livrarias que se dedicam exclusivamente à distribuição de títulos relacionados ao tema do direito, as referências jurídicas geralmente estão entre as seções de uma livraria. Essas lojas devem ser muito fáceis de encontrar nas grandes cidades e até mesmo em algumas das cidades maiores. As maiores lojas geralmente estão listadas na Internet, portanto, seria bastante fácil localizá-las e encontrá-las. Se você não estiver na Índia, deve ser fácil pedir a colegas ou contatos na Índia que lhe enviem uma cópia. Esteja pronto para pagar pelo frete.
Livros jurídicos também são encontrados em livrarias especializadas próximas a faculdades de direito. A maioria das faculdades de direito fica nas grandes cidades, então, novamente, deve ser muito fácil encontrar uma. As maiores faculdades de direito da Índia estão localizadas na capital, Nova Delhi, assim como em Calcutá e Mumbai.
Boa fonte
As bibliotecas também podem ser uma boa fonte de informações jurídicas. Os tomos muito mais antigos poderiam ser emprestados e folheados em bibliotecas públicas e privadas em todo o país. Este sistema é praticamente o mesmo que eles usam em Direito de Harvard.
E sim, os livros em inglês de direito indiano também estão à venda online. Qualquer grande varejista como a Amazon da Barnes and Noble possui títulos de vários autores de livros jurídicos. Esta deve ser a opção mais conveniente para alguém que não tem planos nem meios de viajar para a Índia apenas para comprar um livro. Apenas certifique-se de ter acertado o título e, como sempre, reserve fundos extras para o envio do livro à sua porta.
Com a globalização tornando nosso mundo cada vez menor, muitas empresas encontrarão a necessidade de lidar com empresas de além das fronteiras internacionais. Com as empresas indianas oferecendo serviços de boa qualidade e baratos, qualquer negócio ficaria melhor se conhecesse a estrutura jurídica e a formação de suas contrapartes indianas. Ter acesso a livros e recursos sobre direito indiano seria um passo em direção a esse objetivo.