Como fazer uma escritura ou transferência de título de propriedade?
Sr. Manuel Leon Neto
• 3 min de leitura
Saiba como funciona uma transferência de propriedade
Um indivíduo tem o direito de reclamar a posse de uma determinada propriedade apenas se o título de propriedade estiver em nome dessa pessoa. O instrumento escrito que prova a propriedade legal de uma propriedade é declarado em um documento denominado escritura. Durante a época feudal, a transferência da propriedade da propriedade era feita apenas com a entrega da propriedade. Não havia legalidades escritas. Nos dias modernos, uma escritura de transferência é necessária para mudar a propriedade.
A propriedade pode ser transferida de um proprietário para outro por quatro meios: descendência, vontade, alienação voluntária e alienação involuntária.
Um título de propriedade muda a propriedade por descendência se um indivíduo morre sem deixar testamento. As propriedades vão automaticamente para o parente mais próximo. Um título pode ser adquirido por testamento se um indivíduo morre com testamento e testamento. Nesse caso, fica claro para quem uma determinada propriedade será dada. A alienação voluntária ocorre quando um imóvel é dado como um presente, por meio de empréstimo, troca ou venda. Ocorre quando um indivíduo cede voluntariamente alguns ou todos os seus direitos de propriedade a outro. Por outro lado, a alienação involuntária refere-se à transferência de propriedade sem o consentimento do proprietário. Alguns casos são transferência não controlada de vendas de impostos ou vendas para encerrar uma hipoteca.
Embora a transferência de uma escritura e uma transferência de título de propriedade possam parecer confusas, a transferência de uma escritura e de um título de propriedade pode ser resumida em quatro etapas. Veja como transferir a propriedade da propriedade:
1. Consulte um advogado especializado em transferência de escrituras e títulos de propriedade. A transferência legal de propriedade é importante, especialmente se uma propriedade for adquirida como herança, presente ou parte de um acordo de divórcio.
2. Forneça os detalhes específicos da transferência de propriedade ao seu consultor jurídico. Ele então recomendará qual meio de transferência de título de propriedade é apropriado para a transação.
Escritura de garantia geral. O concedente garantirá o título de propriedade contra defeitos obtidos durante a posse do concedente. Não garante defeitos adquiridos durante a posse do outorgado.
Escritura de garantia especial. O concedente apenas garante a titularidade contra os defeitos obtidos durante o tempo de titularidade do concedente, não incluindo o tempo anterior.
Escritura de barganha e venda. O concedente garante que não fez mal ao título. Refere-se apenas aos atos do concedente. Escrituras de garantia e desistência também podem ser consideradas uma escritura de barganha e venda.
Desistir da escritura. O concedente não garante nada. A escritura de quitclaim libera o presente interesse do concedente em uma propriedade.
3. Providencie para que todas as partes interessadas se encontrem com seu advogado. O advogado e sua equipe explicarão os detalhes ao concedente e ao donatário (garantindo que eles entendam tudo). Os documentos escritos serão assinados e autenticados na presença do advogado. Lembre-se de ler os documentos antes de afixar suas assinaturas.
4. Acompanhamento do seu pedido de transferência de escritura e título de propriedade. Verifique em seu tribunal local ou cartório de registro de ações se sua solicitação foi devidamente atendida. A transferência só será legal e válida se os registros de propriedade apropriados aparecerem em seu cartório.
Para evitar a transferência ilegal ou nula de títulos e títulos de propriedade, certifique-se de que seu advogado seja devidamente certificado. Além disso, leia sobre a transferência do título de propriedade ou pergunte com antecedência para ter uma ideia sobre as etapas a seguir.