Para inovações no mundo dos negócios, seus criadores (ou as respectivas empresas) estão ansiosos para obter uma patente. Uma patente é mais do que apenas obter o reconhecimento, ela dá a você direitos sobre sua inovação e proteção de propriedade intelectual.
Para patentes de software (diferentes de aplicativos de direitos autorais ou de marca comercial), obtenha dicas e outros lembretes antes de concluir seu pedido.
Longo prazo
Quer você seja o criador principal ou um criador conjunto de seu produto, todos os nomes das pessoas em sua equipe devem ser listados. Qualquer omissão pode criar um problema para você no longo prazo. Mais do que apenas reconhecimento, isso também lhe dá uma vantagem em sua reivindicação, porque se todos foram listados, ninguém entre eles pode reivindicá-lo para si. Aqui estão algumas etapas e informações a serem consideradas ao registrar suas patentes de software.
Primeiro, crie um rascunho para sua patente. Existem referências e livros que podem orientá- lo na criação de seu rascunho. Embora você possa contratar alguém para criá-lo para você, você pode economizar mais dinheiro redigindo-o você mesmo e pedindo a alguém que o revise para você. Você economiza tempo e dinheiro por não ter ninguém saindo e gastando muito tempo tentando entender o que desenhar ou desenhar. Como você é o criador, tem um melhor entendimento dos sistemas e das informações relacionadas. Outra pessoa pode simplesmente fazer os retoques finais.
Diferentes países têm diferentes leis, procedimentos e processos quando se trata de patentes de software.
Em Columbia, você pode se registrar pelo correio. Isso envolve preencher formulários, enviá-los ao escritório apropriado, pagar as taxas necessárias e esperar 15 dias úteis para obter feedback. Você também pode se registrar eletronicamente por meio do site local.
Nos EUA, os desenhos são uma parte importante da sua aplicação. A maioria dos aplicativos exigirá que você desenhe e não apenas descreva os detalhes de sua criação. Especialmente para os aspectos técnicos, cada palavra deve ser tão específica que não levantem dúvidas ou criem uma brecha para outra pessoa patentear o mesmo software ou similar.
Por exemplo, se você disser "O Programa X se conecta ao Programa Y", um aplicativo semelhante iria para "O Programa Y se vincula ao Programa X."
Ideias únicas
Observe que o que você está desenhando são as especificidades de sua criação, e todas as suas ideias exclusivas devem ser detalhadas nele, tornando mais difícil para outra pessoa contorná-lo.
Na Europa, pode haver alguma dificuldade, porque se você tem software ou "invenções implementadas em computador que só resolvem um problema de negócios usando um computador, ao invés de um problema técnico", estes não são processados para patente.
No Reino Unido, os criadores de software têm a mesma dificuldade que seus colegas europeus, pois o software ou 'outros aplicativos de computador' não são elegíveis para patentes.
Obtenção de direitos de propriedade intelectual
Tão importante quanto para você dedicar tempo, conhecimento e serviços para a criação de seu software, é igualmente importante que você conheça as implicações de sua patente. Lembre-se de que, além de obter direitos de propriedade intelectual, você também tem a responsabilidade de permitir a inovação de outras pessoas.