Como apresentar queixas relativas a serviços de emprego ou agências de pessoal?
Joana Montenegro Matos
• 3 min de leitura
Os serviços de emprego e agências de recrutamento são empresas que ajudam empresas maiores a contratar funcionários. Os funcionários contratados geralmente conseguem cargos temporários (ou temporários) ou trabalham em regime de contrato.
Esses serviços de emprego e agências de recrutamento selecionam os candidatos para recomendação de empresas contratantes. Em alguns casos, essas agências também fornecem treinamento aos funcionários em suas posições em perspectiva antes da contratação real. Em troca, uma parte do salário irá para as agências de emprego.
Centro de problemas comuns
As reclamações contra esse tipo de empresa podem vir da empresa contratante ou dos próprios funcionários. Os problemas comuns estão centrados no salário bruto e na porcentagem do salário que vai para a agência de empregos. Alguns funcionários podem ter sido enganados quanto ao escopo do trabalho.
A empresa contratante também pode ter problemas com funcionários da agência de recrutamento. Os empregadores podem considerá- los inadequados para o trabalho devido à falta de treinamento ou qualificação. Alguns funcionários podem violar o contrato, o que quase sempre reflete mal na agência de recrutamento.
Existem várias maneiras de registrar queixas, dependendo da gravidade do problema.
Carta de reclamação para a administração da agência de recursos humanos.
Uma carta de reclamação para a empresa é o primeiro passo. A carta deve ser formal e coerente. Em alguns casos, você pode solicitar a assistência de um advogado para redigir a comunicação. Isso é especialmente aplicável se o reclamante estiver buscando uma compensação financeira ou restituição.
Pessoa específica
A carta deve conter todos os detalhes da reclamação. Se houver uma pessoa específica na empresa que você deseja incriminar, indique-o na carta. O assunto em si deve ser discutido longamente, com todas as especificações incluídas.
Por exemplo, se a reclamação for contra o não pagamento do salário atrasado, a carta deve indicar quais etapas o funcionário anterior realizou para receber o pagamento. As circunstâncias em torno da renúncia ou demissão também devem ser discutidas. Algumas agências de recrutamento podem citar termos do contrato em que sair do AWOL significa que o salário será perdido. As respostas da contabilidade também devem ser incluídas.
Se a reclamação diz respeito ao funcionário anterior e à empresa contratante, é melhor combinar os dois em uma carta. O empregador pode já ter repassado o salário para a agência. Incluir isso na carta construirá um caso mais forte.
Apresentando uma reclamação no Departamento de Trabalho.
Inclui assédio sexual
Não há disposições específicas do Departamento do Trabalho da Europa em relação às agências de recrutamento. Isso significa que todas as reclamações serão enquadradas nas leis gerais. Existem formulários disponíveis no site do Departamento do Trabalho para a apresentação de diversos tipos de reclamações. Isso inclui queixas de assédio sexual e discriminação.
Essa etapa normalmente leva a um processo judicial contra a agência de recrutamento. Antes de seguir esse caminho, certifique-se de que a reclamação é grave o suficiente para justificar um caso. A grosseria simples é insuficiente e pode ser apenas uma perda de tempo.
Se a agência for considerada culpada, o reclamante freqüentemente receberá restituição. A licença da agência também pode ser revogada.
Anulação do contrato entre a empresa contratante e a agência.
Na maioria dos casos, as empresas que contratam reclamam das agências de recrutamento simplesmente porque as pessoas que contrataram são incompetentes. Isso significa um problema com seus procedimentos de triagem ou treinamento.
Ofensas repetidas podem levar à violação do contrato entre a agência e a empresa. Se a empresa for um cliente particularmente grande, isso pode fazer com que a agência de empregos entre em falência ou perca sua credibilidade.