Então você tem sido o guru do faça-você-mesmo da família e quer tirar vantagem disso abrindo um negócio de reforma. Excelente! Não se esqueça de aprender o básico sobre como administrar uma empresa. Embora fazer reparos para seus vizinhos seja um bom começo, você vai querer expandir e anunciar. Antes de ir para lá, você deve levar em consideração:
Qual será a sua área de atuação? O trabalho de reforma da casa pode cobrir qualquer coisa que precise ser feita em casa: a fiação elétrica, encanamento, conserto de cozinha e banheiro, conserto de parede, telhado, conserto de janela, repintura - trabalho que vai de carpintaria a design de interiores. Você tem que se concentrar em uma área, seja qual for sua especialidade. É aconselhável deixar claro em que você se aventurará e é melhor ir atrás daquilo em que você já é bom.
Quais são os requisitos para iniciar um negócio de construção civil? Depois de definir claramente sua área de especialização, a próxima etapa é fazer uma lista de requisitos para iniciar seu negócio de reforma da casa. Em primeiro lugar na lista estarão as conformidades em relação ao licenciamento e ao registro de sua empresa no órgão governamental apropriado. Você também deverá apresentar um plano comercial ou de marketing descrevendo como pretende operar o seu negócio, seus clientes em potencial e um estudo de viabilidade mostrando que realmente há uma necessidade ou demanda por um negócio de reforma na área em que pretende operar.
De quanto capital você precisa? Você precisará pesquisar sobre quanto investimento de capital precisa fazer antes mesmo de registrar o nome da sua empresa. Além de materiais, ferramentas e mão de obra, também anote as taxas que você precisa para pagar pelo registro, licenças e seguro da empresa. Tudo isso precisa ser pago antes mesmo de você conseguir seu primeiro cliente. Você também pode precisar de ferramentas administrativas, como software para fins de escrituração e contabilidade. Se o seu negócio é maior, você pode precisar de um espaço de escritório e um depósito para seus materiais, ferramentas e veículos. Se a sua garagem for usada para este fim, as despesas de renovação da garagem farão parte do seu desembolso de capital inicial. Então, você terá que reservar uma certa quantia para seu capital de giro - o dinheiro que você usará para comprar os materiais e pagar as despesas gerais quando você conseguir o primeiro cliente.
Como você conseguirá clientes? Atender clientes é a parte fácil do negócio. O desafio é conseguir um em primeiro lugar. Você pode começar na sua vizinhança. A melhor maneira de comercializar o seu negócio de reforma é fazer reformas em sua própria casa, visíveis o suficiente para que seus vizinhos perguntem quem trabalhou naquela varanda maravilhosa. Você também pode imprimir e distribuir panfletos com seus dados de contato e os serviços que oferece.
Como seu negócio irá florescer? Depois de conseguir alguns clientes, estabeleça um bom relacionamento com eles e, em algumas semanas, você terá novos clientes indicados pelos primeiros. É a melhor forma de anunciar e mais barata também!
Outros métodos que você pode usar para construir seu negócio podem ser aprendidos por meio de escolas de negócios online.