Enfeitar o antigo ou comprar um novo? Existem várias maneiras fáceis de ajudar seu aquecedor de água antigo a economizar energia e reduzir sua conta, bem como prolongar a vida útil de seu aquecedor antigo. Você pode instalar chuveiros de baixo fluxo, coletores de calor, isolamento, amortecedores de ventilação e usar um cobertor aquecedor de água (consulte Como diminuir as contas de luz conservando energia com o seu aquecedor de água). Pergunte a um técnico de serviço de encanamento local se a instalação de qualquer um desses dispositivos for prática para sua situação. Além disso, você pode ajustar o termostato para uma temperatura mais baixa, que é a maneira mais fácil e econômica de economizar energia. Obviamente, manter seu aquecedor de água antigo economiza o custo de comprar um novo. Se você puder dobrar ou até triplicar a vida útil do seu aquecedor, você economizará uma quantia significativa de dinheiro.
O cenário ideal seria implementar atividades de economia de energia e dinheiro com seu aquecedor de água atual. Então, com o tempo, usando o dinheiro que você economizou, atualize para um novo sistema, como um sistema de aquecimento solar de água ou sem tanque. Um sistema sem tanque pode economizar ainda mais em sua conta de luz ou gás. Além disso, o sistema de aquecimento solar de água mais caro e excepcionalmente eficiente poderia eliminar totalmente o custo do aquecedor elétrico ou a gás em sua conta, além de você receber um crédito tributário considerável no imposto de renda do ano. Conforme declarado, esse seria o ideal. No entanto, às vezes, consertar o velho vai custar mais do que comprar um novo tanque de gás ou elétrico. Então, quando você deve enfeitar o tanque antigo e quando deve desistir e comprar um novo?
A fórmula de análise de custos. Para calcular o custo de um novo aquecedor de água em comparação com manter o antigo, você precisará executar a análise do ciclo de custo. Um ciclo de custo consiste em custos operacionais, custos de combustível, potencial de vida, custos inflacionários e preço de compra. Você precisará fazer um pouco de pesquisa aqui, para não mencionar um pouco de matemática.
Aqui está uma lista das figuras de que você precisará:
Preço de compra do novo aquecedor de água no qual está interessado.
Custo da energia (esta é a sua conta de luz).
O custo anual de energia para usar o aparelho. Isso pode ser encontrado na etiqueta do EnergyGuide. Essa etiqueta estará no próprio aquecedor de água; deve estar bem à vista. No entanto, ocasionalmente, o aquecedor de água pode ter sido instalado com a etiqueta EnergyGuide voltada para a parede.
A vida útil estimada do aparelho. Para aquecedores elétricos e a gás, a vida útil média é de 13 anos.
Um fator de desconto para ajustar pela inflação. Este fator de desconto é de 0,83 para aquecedores elétricos e a gás.
Agora, para inserir todos os números. Aqui está a fórmula:
Preço de compra + Custo anual de energia + Vida útil estimada (13 anos) x Fator de desconto (0,83) = CICLO DE CUSTO *
Como usar o número do ciclo de custo. Finalmente, use o número do ciclo de custo que você acabou de calcular e compare-o com o preço de um novo aquecedor de água. Se o ciclo de custo for mais alto do que o preço de um novo aquecedor de água, é melhor trocar o antigo por um novo, mais econômico. Certifique-se de usar a fórmula em ambos os aquecedores de água para fazer a comparação.
* Esta informação é fornecida pelo ACEEE (Conselho Europeu para uma Economia de Energia Eficiente)