Como reduzir sua conta de eletricidade usando um aquecedor de água sem tanque?
Manuel Padrão Filho
• 3 min de leitura
Aquecedores elétricos de água podem ser considerados uma necessidade para todas as casas. Sim, ninguém gosta mesmo de tomar banho frio de manhã cedo quando está muito frio, certo? Bem, o único problema com a maioria dos aquecedores de água, especialmente com tanques, é que não são eficientes em termos energéticos. E, se você estiver usando um aquecedor elétrico de água com tanque, sua conta de luz deve ser muito alta a cada mês. Felizmente, nestes tempos difíceis em que o dinheiro está apertado, você pode realmente cortar os custos da conta de luz substituindo o aquecedor de água com tanque por um sem tanque. Aqui estão algumas coisas que você deve saber sobre este assunto.
Verifique se sua casa é adequada para o aquecedor sem tanque. Infelizmente, nem todas as casas podem estar disponíveis para aquecedores de água sem tanque. Algumas casas podem ter limitações que irão restringir este tipo de aparelho e instalação, especialmente se entrar em conflito com o código de construção e outras medidas de segurança para a estrutura. Dito isto, é altamente recomendável que o empreiteiro, que você pode contratar para instalar o aquecedor de água, verifique se sua casa é segura e está dentro do código para instalar o aquecedor de água.
Espere descontos. A maioria das pessoas não sabe que existe uma legislação que oferece descontos de impostos para pessoas que mudaram para aparelhos mais eficientes em termos de energia. Incluídos nesta legislação estão os aquecedores de água sem tanque. De acordo com a lei, se você optar por mudar de um aquecedor elétrico para um sem tanque, poderá ter direito a um desconto de 220€ do governo federal, desde que você se qualifique para tal. Verifique a legislação real para os requisitos do desconto.
Instale separa. Basicamente, você pode escolher entre dois tipos de aquecedores elétricos de água sem tanque. O primeiro tipo é o tipo geral, que é grande o suficiente para fornecer água aquecida a todos os eletrodomésticos e torneiras que dela precisem. Embora isso possa parecer atraente, a unidade custa um pouco e a economia na conta de luz pode não diminuir significativamente. O segundo tipo é o aquecedor de água de unidade individual ou separado. Este tipo de aquecedor sem tanque pode ser instalado para funcionar apenas em aparelhos ou torneiras específicas. Isso garante que você limite seu uso dessa forma, limitando o uso de corrente elétrica desnecessária no processo, o que deve reduzir significativamente seus custos com eletricidade.
Desligue-o quando não estiver em uso. A praticidade e o bom senso sempre ditarão que, se algo alimentado não estiver em uso, ele deve ser desligado. Essa prática vai realmente economizar muita energia e dinheiro. Portanto, se você instalar um aquecedor de água sem tanque, poderá realmente cortar custos certificando-se de que ele seja desligado quando não estiver em uso.
Ao escolher a marca e o modelo do aquecedor elétrico de água sem tanque, é importante escolher aquele que tem a melhor classificação de eficiência energética. Essa classificação normalmente é exibida na frente da unidade. A classificação geral lhe dará uma idéia do consumo de energia assim que a unidade for ativada.