A alcachofra de Jerusalém é um vegetal que não é realmente uma alcachofra, mas sim um tubérculo da família do girassol. Também conhecida como engasgador de girassol e sunchokes, a alcachofra de Jerusalém, à primeira vista, parece gengibre ou batata. Seu nome não vem da cidade de Jerusalém, mas da palavra italiana girasole, que significa girassol.
Os cozinheiros caseiros gostam de fazer alcachofras de Jerusalém porque, depois de descascadas, a sunchoke revela a carne branca crocante com um sabor doce e de nozes que é igualmente delicioso servido cru ou cozido. A disponibilidade é melhor para este vegetal de outubro a julho. Muitos diabéticos gostam de incluir alcachofras em seus cardápios porque esse tubérculo contém um carboidrato que é uma boa fonte de frutose.
Seção de produtos frescos
As alcachofras de Jerusalém podem ser encontradas na seção de produtos frescos do supermercado local, onde geralmente são embaladas em celofane com o nome de girassol ou raiz solar. As melhores alcachofras de Jerusalém são firmes quando manuseadas sem manchas moles ou pastosas. Passe adiante a compra de qualquer alcachofra de Jerusalém que pareça enrugada ou enrugada.
Após a compra, as alcachofras de Jerusalém não precisam de refrigeração e podem ser armazenadas em um local fresco e seco da mesma forma que as batatas por até 5 dias. Para obter o valor nutricional máximo, não descasque alcachofras de Jerusalém; em vez disso, deixe a pele fina no lugar e simplesmente lave em água corrente e escove qualquer sujeira da superfície com uma escova vegetal. Se você encontrar algum ponto fraco, corte com uma faca.
Agora, coloque as alcachofras de Jerusalém limpas em uma tigela cheia de água fria e uma colher de sopa ou duas de suco de limão para evitar que sua polpa branca escureça até que você esteja pronto para usá-las em sua receita.
Deliciosa oferta de aperitivo
Atichokes de Jerusalém podem ser cozidos no vapor ou fervidos da mesma maneira que você faria com as batatinhas vermelhas, cozinhando-as até ficarem macias e servindo-as na manteiga ou margarina com ervas picadas como cebolinha, endro ou alecrim para dar sabor como acompanhamento à carne ou aves. Alcachofras de Jerusalém cozidas também podem ser amassadas com manteiga e um pouco de creme, depois batidas e servidas como acompanhamento de vegetais em vez do tradicional purê de batatas. Experimente-os no vapor, depois na massa e levemente fritos como um delicioso aperitivo.
As alcachofras de Jerusalém também podem ser fatiadas bem finas e servidas cruas como uma adição crocante a travessas de aperitivo cruditas com molho de creme de leite. Seu sabor levemente de nozes e textura crocante os tornam um bom substituto para castanhas d'água em uma variedade de pratos asiáticos, especialmente em refogados.