As flores comestíveis são utilizadas para fins culinários há muitos séculos. O primeiro uso documentado de flores comestíveis remonta a 140 aC Muitos países e culturas em todo o mundo usam flores comestíveis em sua culinária diária, e a prática se tornou popular nos últimos anos na Europa.
Um dos usos mais comuns de flores comestíveis é na decoração de bolos. Essas flores podem transformar um bolo simples e comum em uma incrível obra de arte, e as possibilidades são infinitas.
É muito importante aprender a comprar flores comestíveis para evitar envenenamento acidental ou reações alérgicas. A melhor e mais segura maneira de adquirir essas flores é cultivá-las você mesmo. Dessa forma, você pode ter certeza de que eles são livres de pesticidas e produtos químicos. Nunca ingira flores compradas de uma floricultura, jardinagem ou viveiro, pois muito provavelmente foram tratadas com pesticidas. Não ingira flores que você colheu na beira da estrada ou em um lugar desconhecido. Certifique-se de lavar bem as flores antes de usá-las para cozinhar ou enfeitar.
Sistema digestivo
Para a maioria das flores, apenas as pétalas são comestíveis. Remova os pistilos e estames antes de comer e apresente ao seu sistema digestivo apenas uma espécie de flor por vez. Ingerir muitas flores ou muitas variedades de uma vez pode deixá-lo muito doente, então use com moderação até saber como cada espécie o afetará.
Há uma grande variedade de sabores no mundo das flores comestíveis. Existem livros e tabelas disponíveis que irão descrever os sabores e usos das flores comestíveis, mas aqui estão alguns dos mais comuns:
- Sabor picante / apimentado: rúcula, calêndula, cravo, calêndula, chagas
- Sabor cítrico ou limão: manjericão, verbena de limão, lilás, tomilho
- Sabor doce: Hissopo de erva-doce, erva-doce, gardênia, jasmim, violeta
- Sabor suave ou indefinido: Malva-rosa, Impatiens, Johnny-Jump-Up, Primrose, Snapdragon
Faça chás excelentes
Existem muitas flores que dão excelentes chás como Bee Balm, Camomila, Jasmim, Peônia e Rose Hips. Muitas flores comestíveis são usadas principalmente como guarnições, já que seu apelo visual supera em muito seu uso culinário.
Algumas das flores que devem ser completamente evitadas são azaléia, açafrão, narciso, dedaleira, oleandro, rododendro e glicínia, para citar alguns. Antes de cultivar ou comprar qualquer flor para uso culinário, certifique-se de verificar sua segurança com uma fonte confiável. Em caso de dúvida, não consuma flores nem as use como enfeite sobre ou ao redor de alimentos e bebidas.