Até a invenção do hidrômetro de cerveja, a fabricação de cerveja envolvia mais tentativas e erros do que hoje. Por exemplo, nem sempre era evidente quando a fermentação estava completa e era quase impossível determinar o teor de álcool. Um hidrômetro de cerveja auxilia nessas duas frentes. Qualquer pessoa interessada em cerveja caseira faria bem em investir em uma. Eles não são muito caros e são muito fáceis de usar corretamente.
Simplificando, um hidrômetro mede a densidade do líquido. Para os cervejeiros, o hidrômetro informa a quantidade de açúcares fermentáveis dissolvidos em seu mosto (cerveja não fermentada). Ao medir a densidade da cerveja antes e depois da fermentação, o cervejeiro é capaz de determinar quando a fermentação está completa e quanto açúcar foi convertido em álcool.
Hidrômetro de escala tripla chamado
O tipo mais comum de hidrômetro de cerveja é o denominado hidrômetro de escala tripla. Isso ocorre porque ele pode fornecer três medições diferentes: gravidade específica, álcool potencial e a escala de bola. A leitura mais comumente usada por cervejeiros caseiros é a gravidade específica, portanto, isso será abordado com mais detalhes.
A gravidade específica é uma medida da densidade de um líquido em comparação com a água a 60 graus Fahrenheit. Como linha de base, a água é considerada como tendo uma gravidade específica de 1.000. Quando os açúcares fermentáveis e outros ingredientes são dissolvidos na água, a gravidade específica aumenta. Por exemplo, um galão de água com meio quilo de extrato de malte dissolvido terá uma gravidade específica de cerca de 1.040. À medida que a fermentação prossegue, a gravidade específica diminui à medida que a levedura converte os açúcares do malte em álcool e dióxido de carbono.
Hidrômetro de cerveja
Usar um hidrômetro de cerveja é muito simples. O hidrômetro em si é um cilindro de vidro que é armazenado em um tubo de plástico. Antes de adicionar fermento ao mosto, uma pequena amostra do mosto é despejada no tubo. Certifique-se de que o hidrômetro esteja flutuando livremente e, em seguida, leia onde o nível do líquido está na escala.
Como a maioria dos hidrômetros de cerveja são calibrados para ler com precisão a 60 graus, para cada dez graus acima disso, adicione 0,002-0,003 ao resultado. Seu resultado é conhecido como gravidade original. Assim que a fermentação parecer ter terminado, retire outra amostra e faça outra leitura. Faça isso novamente em um ou dois dias. Depois de duas ou três leituras sucessivas não mostrarem nenhuma mudança, a fermentação está completa. Para determinar o teor de álcool, subtraia a gravidade final da gravidade original, ignorando a vírgula. Multiplique o resultado por,1275. Por exemplo, se a gravidade original for 1.040 e a gravidade final for 1.010, então 1040-1010 = 30. 30x,1275 = álcool de 3.825% em volume.