Semelhante às caves de vinho, que são estruturas projetadas para o armazenamento e envelhecimento do vinho, uma adega é um local onde o vinho em garrafas ou barris é armazenado. Seu objetivo é proteger sua coleção de oscilações de temperatura, umidade, vibração e exposição ao calor e à luz. Embora os vinhedos ou comerciantes de vinho mantenham grandes adegas subterrâneas, você pode ter a sua própria em sua casa. O local ideal seria seu porão onde a temperatura não mude muito, onde a vibração dificilmente ocorrerá porque está recuado no solo e onde o espaço é escuro. Ao transformar seu porão em uma adega, você pode contratar um empreiteiro ou comprar kits de adega que você pode seguir facilmente, desde que tenha todo o equipamento certo.
Isolamento. O isolamento regula a temperatura de uma sala. Isso torna a sala mais quente quando está frio e vice-versa. Reduz a taxa de transferência de calor, por isso é importante instalar um isolamento adequado no porão onde vai construir a sua adega. O isolamento é classificado pela resistência térmica, conhecida como valor R, que significa resistência ao fluxo de calor. Quanto mais alto o valor R, maior é sua eficiência. A quantidade de isolamento necessária para as paredes é de, no mínimo, R-11 e R-19 a R-30 para o teto. Instale uma barreira de vapor no lado quente da parede. Você pode fazer uso de uma folha de plástico de polietileno de 6 mm para atuar como barreira de vapor.
Pisos. Selecione um piso resistente à umidade, como azulejo, pedra, ardósia ou madeira. O piso suporta o peso da sua coleção vintage, portanto, um piso forte é importante. Você também precisa de uma barreira de vapor selada com um tipo de selante compatível com o material do seu piso.
Porta. Instale uma porta blindada contra intempéries e hermética, com um núcleo sólido, sem janelas e bem isolada. Isso torna uma porta de madeira uma opção inadequada para sua adega no porão. Se você usar uma porta de vidro, ela deve ser do tipo de vidro isolado com painel duplo. O ar fresco não deve escapar da adega, portanto, é necessário garantir que a porta esteja devidamente vedada.
Iluminação. As luzes podem danificar a condição de sua coleção de antiguidades, mas você precisa instalar a iluminação de qualquer maneira. O que você precisa é ter interruptores dimmer para controlar a intensidade. Opte por luminárias especialmente projetadas para adegas de vinho para proteger sua coleção.
Sistema de refrigeração. Selecione um condicionador de ar para sua adega que pode preservar e envelhecer sua coleção de vinhos de forma adequada. Os condicionadores de ar domésticos comuns não são adequados, portanto, de acordo com suas necessidades e orçamento, selecione um sistema de resfriamento que corresponda à carga de calor, ao isolamento de sua adega e ao tamanho de toda a divisão. Um sistema dividido é ideal e durável, embora possa ser caro.
Prateleiras para vinhos. Garrafeiras típicas são feitas de sequóia, mogno, bambu e outras madeiras tropicais. O mogno, no entanto, é uma escolha popular devido à sua robustez e pode durar por toda a vida. O mogno é resistente ao apodrecimento e à decomposição, especialmente importante no frio e na umidade da adega. Quanto a determinar o número de racks que você precisa instalar, você precisa saber de antemão o quão grande é a sua coleção. É importante procurar a recomendação de um especialista em vinhos para garantir a proteção da sua coleção.
Dependendo do tamanho do seu porão, você também pode criar uma sala de degustação de vinhos separada, onde depois de mostrar sua coleção da adega, você e seus convidados podem desfrutar de uma taça de vinho espumante vintage.