Como compreender os níveis de antioxidantes no chá verde?
Paulo Bruno Fernandes
• 4 min de leitura
Quando se trata de antioxidantes naturais, existem apenas dois que são os mais amplamente usados no mundo - Açaí e chá verde. Tanto o Açaí quanto o chá verde têm altos níveis de antioxidantes. Mas será que beber chá verde sozinho pode suplementar os antioxidantes necessários ao corpo? Já ouvimos isso - os alimentos que comemos podem contribuir para a nossa morte. Alimentos ricos em colesterol obstruem as artérias do coração, alimentos ricos em sal aumentam nossa hipertensão e até mesmo qualquer coisa que seja excessiva pode ameaçar nossa saúde. Devido a essas ameaças, as pessoas estão muito preocupadas com a nutrição que recebem em sua dieta. Na verdade, muitas pessoas agora estão considerando a nutrição em sua dieta sempre que comem.
Existem suplementos prontos para beber que afirmam equilibrar a nutrição do corpo e as pessoas têm uma ideia errada de que tomar suplementos pode ser suficiente para obter vitaminas suficientes e melhor saúde. A maioria das pessoas continua a comer alimentos não saudáveis enquanto toma suplementos, na esperança de ainda ter boa saúde.
Felizmente, os efeitos negativos dos alimentos não saudáveis podem ser combatidos ferozmente com antioxidantes. O chá verde, assim como o Açaí, é conhecido por ter um alto nível de antioxidantes. Mas, na verdade, o nível de antioxidantes no chá verde pode variar dependendo das diferentes situações.
Oxidação
Normalmente, os níveis de antioxidantes no chá verde dependem de sua quantidade de antioxidantes. Alguns dos antioxidantes conhecidos do chá verde são a vitamina C, E e alguns minerais. Mas o antioxidante mais útil do chá verde é chamado de polifenóis. Esses polifenóis têm quatro tipos: epicatequina, galato de epigalocatequina, epigalocatequina e galato de epicatequina. Estes são chamados coletivamente de catequinas.
Os polifenóis são compostos naturais do chá verde. Acredita-se que estes forneçam o sabor distinto do chá verde, bem como seu potencial antioxidante. Esses compostos naturais também estão presentes em outros chás, principalmente no chá preto. No entanto, os polifenóis do chá verde são, de longe, melhores do que os do chá preto. A cor do chá é produzida por causa dos polifenóis e da clorofila. Folhas de chá passam por processo enzimático, que os expõe ao oxigênio. Quanto mais as folhas são expostas ao oxigênio, mais escura fica a cor do chá e menores os níveis de polifenóis. Assim, existe um menor nível de antioxidantes em chás com cores mais escuras. É por isso que o chá preto é geralmente considerado de menor nível de antioxidantes do que o chá verde. No entanto, existem alguns estudos dizendo que os chás pretos têm melhor nível de antioxidantes. Na verdade, não é apenas a oxidação que determina o nível de antioxidantes em um chá.
Marca
Além da oxidação, os níveis de antioxidantes no chá verde também podem variar dependendo da marca. Como você pode ver, agora existem muitas marcas de chá verde no mercado. Infelizmente, nem todas essas marcas de chá verde têm os mesmos níveis de antioxidantes.
Um estudo foi realizado para determinar os níveis de antioxidantes de diferentes marcas de chá verde no mercado. Essas marcas foram fermentadas por cerca de três minutos e estes eram seus conteúdos de catequina:
Temperos Celestiais Chá Verde - 217mg
Chá Verde Lipton - 201mg
Chá Verde do Tio Lee - 157mg
Stash Premium Chá Verde Descafeinado - 53mg
As misturas de chá verde gelado, o Snapple Peach Iced Tea e o Lipton Lemon Ice Tea não possuem nenhum teor de catequina antioxidante. O veredito? Beber muito chá verde não promete realmente que você obterá o melhor nível de antioxidantes. É importante que você considere fatores como o nível de oxidação e a marca ao fazer sua escolha.