Como solucionar problemas de um ventilador de teto?
Neuza Lara Domingues de Castro
• 3 min de leitura
Seria como se você estivesse preso no meio do deserto do Saara se seu ventilador de teto parasse de funcionar de repente. É a única coisa que refresca o ambiente e mantém o ar circulando dentro de uma área não ventilada. Ainda não é hora de chamar um reparador, no entanto. Talvez você possa solucionar o problema do seu ventilador de teto. Quem sabe, você pode descobrir um faz-tudo em você e isso significaria economizar algum dinheiro para reparos.
Aqui estão as coisas que você deve fazer quando seu ventilador parece que não está funcionando:
Verifique todos os controles do ventilador. Isso inclui o interruptor e o controle remoto do ventilador. Verifique se o interruptor pode ser girado suavemente como antes. Se você sentir que algo mudou, então deve ser um problema de switch. Problemas como esse são mais confiáveis para profissionais, a menos que você saiba como consertar um interruptor quebrado. Experimente também o controle remoto. Se não estiver funcionando, talvez as baterias já estejam acabando. Substitua-os e teste o controle remoto novamente. Se nada acontecer, pode ser necessário abrir o controle remoto.
Verifique a conexão. Este é provavelmente o problema se a luz e o ventilador não estiverem funcionando corretamente. Certifique-se de desligar o ventilador ou, melhor ainda, o botão liga / desliga da casa antes de verificar o interruptor. Simplesmente reconecte a fiação solta e cubra-a com fita isolante.
Verifique o fio preto. Essa coisa conecta o ventilador ao motor. Deve estar bem conectado para garantir fonte de alimentação suficiente para o ventilador.
Teste as lâminas. Tente girar as lâminas se elas puderem girar suavemente. Se não puderem, talvez precisem de óleo ou alguma sujeira em volta da lâmina.
E se o seu ventilador estiver funcionando, mas girar muito lentamente? Tente verificar as lâminas, conforme as instruções acima. Se nada acontecer, tente qualquer uma das seguintes soluções possíveis:
Verifique o capacitor. Alguns ventiladores de teto possuem motor com capacitor de divisão permanente. À medida que este motor envelhece, eles também fazem o ventilador funcionar mais devagar. Verifique se o capacitor já é muito antigo. Considere sua necessidade de substituição.
Verifique se há oscilações. Existe alguma vibração estranha? Se sim, isso pode ter sido causado por um motor mais lento, o que resulta em um funcionamento mais lento das lâminas devido à proporção desequilibrada das lâminas. Tente equilibrar a lâmina para evitar oscilações.
Outra solução de problemas. Ainda há muitos outros problemas com ventiladores de teto que precisam ser solucionados. Por exemplo, se você ouvir um ruído mecânico enquanto o ventilador está funcionando, então deve ser um problema com o motor ou qualquer coisa mecânica. Reparar esses problemas geralmente requer a abertura do motor do ventilador, que deve ser confiável para os profissionais, a menos que você possa correr o risco.
Ventilador de teto quebrado
Enquanto isso, outros problemas precisam apenas do controle adequado da velocidade do ventilador ou da remoção da sujeira presa no ventilador. É melhor olhar mais de perto o ventilador de teto para ver o que há de errado antes de fazer qualquer coisa ou chamar um profissional. Se o problema parecer algo que você não consegue resolver, é melhor procurar ajuda. Será mais caro substituir um ventilador de teto quebrado devido a um reparo defeituoso do que pagar um profissional para consertar seu ventilador antigo.