A constipação é uma condição do sistema digestivo em que uma pessoa tem dificuldade para defecar. É responsável pelo maior número de reclamações em todas as instituições de saúde. A maioria dos pacientes são mulheres grávidas e pessoas que se submeteram a cirurgias. Na constipação, os materiais fecais podem ser secos, diminutos em tamanho e difíceis de expelir. Os sintomas podem estar associados a dor ao expelir as fezes, sensação de distensão e inchaço.
A constipação varia de pessoa para pessoa, pois cada pessoa tem seu próprio padrão de eliminação fecal. A regra prática é determinar o movimento normal do intestino de uma pessoa. Se a pessoa não evacua fezes em seu horário normal, existe a possibilidade de estar com prisão de ventre.
Efeitos colaterais de medicamentos
Os especialistas dizem que essa condição pode ser reconhecida como um sintoma, e não como uma doença. É um dos indicadores de boa ou má saúde do cólon. A constipação é causada por uma dieta pobre, com falta de fibra alimentar e água suficiente. Vários fatores estão sendo considerados para o desenvolvimento dessa condição. Inclui falta de exercícios, ignorar a vontade de defecar, abuso de laxantes, efeitos colaterais de medicamentos ou outros problemas médicos subjacentes.
Está sempre provado que prevenir é melhor do que remediar. Para manter uma melhor saúde do cólon e evitar problemas de prisão de ventre, você precisa comer mais alimentos ricos em fibras. Além disso, é melhor evitar alimentos que podem contribuir para a constipação.
Alimentos processados são o exemplo mais comum de alimentos que causam constipação. Na maioria das vezes, as fibras naturais estão sendo extraídas de alimentos processados. Isso a tornará uma escolha indesejável de alimento se você quiser manter uma evacuação saudável. Aqui está uma lista de alimentos que podem causar prisão de ventre.
Alimentos processados. Isso inclui carnes enlatadas e outros produtos enlatados que têm muitos conservantes adicionados a eles.
Alimentos e bebidas com alto teor de açúcar. Isso inclui refrigerantes, bolos, sorvetes, doces, sucos de frutas pré-embalados e muito mais.
Comida sem qualidade. A comida lixo também pode contribuir para a constipação. Evite comer muitas batatas fritas e outros tipos de junk food.
Comida apimentada. Comer alimentos picantes, como sopas picantes e alimentos que contenham pimenta, pode irritar o seu intestino. Isso pode contribuir para a constipação.
Bebidas com cafeína e álcool. Outra coisa com a qual você deve estar atento é beber muitas bebidas com cafeína, como refrigerantes e café. Isso também é evitado em uma dieta IBS. A ingestão de bebidas não nutricionais, como álcool, também pode contribuir para a constipação.
Gerenciar a constipação não precisa ser difícil. Os remédios caseiros estão sempre disponíveis e são a melhor intervenção para uma constipação não relacionada a médicos. Aumentar a ingestão de alimentos com alto teor de fibra dietética, juntamente com exercícios regulares, e aumentar a ingestão de água ajuda muito no tratamento dessa condição. A incorporação de óleo mineral e chá de ervas também é ótima para realizar a limpeza do intestino. No entanto, as intervenções médicas são feitas para os casos que incluem problemas médicos.
A constipação é problemática e pode levar a algumas complicações. Afeta quase todas as pessoas em algum momento de suas vidas. Compreender a natureza e os sintomas dessa condição pode levar a um tratamento mais precoce. Basta seguir um regime saudável e evitar os alimentos mencionados acima para garantir uma evacuação normal e saudável.