As treliças são responsáveis por suportar o peso do telhado, ao mesmo tempo que tornam as paredes um pouco mais estáveis no processo. Esta é a razão pela qual uma treliça bem feita é parte integrante de qualquer sistema de cobertura residencial. Agora, construir uma armação pode ser uma tarefa complexa, pois você precisará de um pouco de matemática básica, especialmente geometria, misturada com um pouco de física e muito conhecimento de carpintaria. Aqui estão algumas dicas sobre como construir sua própria armação de telhado; no entanto, é altamente recomendável deixar esse trabalho para um empreiteiro ou carpinteiro.
Conheça as suas necessidades de madeira. Normalmente, o tamanho e o peso do telhado determinam o tamanho da madeira de que você precisa. Em alguns casos, pode até ditar o tipo de madeira ou madeira necessária também. No entanto, a maioria das casas e pequenos edifícios provavelmente exigirá 2 por 6 ou 2 por 8 de madeira, pois esses são os tamanhos tradicionais ao construir uma treliça. No entanto, seria melhor consultar um engenheiro para obter os tamanhos certos para a madeira necessária com base no peso que ela espera suportar.
Mantenha os segmentos juntos. Para segurar cada peça e segmento de madeira junto com outros para formar a treliça, você vai querer utilizar placas de conexão feitas de aço galvanizado. O uso deles é altamente recomendado, pois estabilizará a base do triângulo que você formará. Parafusos com cerca de 1 e 0,5 a 5 centímetros de comprimento serão necessários para fixar cada segmento no lugar.
Apresente o aparelho. Depois de formar o triângulo, você desejará inserir colchetes em cada lado do triângulo equilátero. Essas chaves formarão mini triângulos dentro do triângulo grande. No final, essas travas fornecerão mais suporte para a treliça suportar o peso do telhado. Você pode continuar adicionando mais colchetes conforme achar necessário. Certifique-se de que esses suportes estejam em um ângulo de 90 graus do centro da parte inferior até a estrutura angular na parte superior para obter estabilidade máxima.
Repita o processo. Construa a mesma estrutura para a parte de trás do telhado. Você precisará da mesma quantidade de madeira, placas de conexão, parafusos e suportes.
Conecte as treliças. Agora que você tem as estruturas para suas treliças, comece a conectá-las às estruturas. Neste ponto, você desejará determinar a quantidade de projeção que deixará. Isso geralmente depende do tamanho real da casa que você está construindo. Geralmente, é uma jogada inteligente consultar um engenheiro estrutural ou seu arquiteto a respeito desse problema. Em qualquer caso, comece a conectar as treliças a cada 2 metros ao quadro. Use parafusos de 7,60 cm para prender cada treliça no lugar. Parafusos de convés devem fazer o truque aqui.
Muitos arquitetos e engenheiros estruturais recomendam que você prenda as treliças em certos lugares ao conectá-las à estrutura. O restante do suporte será fornecido por revestimento. Depois que tudo estiver configurado e feito, conclua seu telhado e agora você terá um novo telhado fino com treliças e armações que fornecem suporte máximo.