Como escolher uma cor de tinta de parede?

A cor dominante é cerca de 60% da sala
Por falar em cores de destaque, os decoradores de interiores seguem uma regra 60:30:10 na escolha das cores das paredes: a cor dominante é cerca de 60% da sala; 30% é outra cor; e 10% é a cor de destaque.

Talvez uma das melhores partes de ter sua própria casa é que você pode projetá-la usando seu próprio estilo e preferências. E escolher uma cor de tinta de parede é uma consideração importante a fazer. A cor da pintura da parede seria um grande fator determinante no esquema geral do design da sua casa e definitivamente definiria o clima e a atmosfera do seu local mais do que qualquer peça de mobiliário ou peça central decorativa que você pudesse colocar no cômodo. Então, quais são algumas diretrizes de pintura de interiores na escolha de uma boa cor de tinta de parede para sua casa?

Seguem decoradores de interiores

Em primeiro lugar, é importante lembrar que a cor da sua parede não deve ser necessariamente a sua cor favorita. Algumas cores podem não ser muito adequadas como a cor dominante em uma casa típica (alguns exemplos seriam preto sólido ou verde neon, a menos, é claro, que você esteja buscando um efeito dramático). Uma opção viável seria usar sua cor favorita como cor de destaque. Por falar em cores de destaque, os decoradores de interiores seguem uma regra 60:30:10 na escolha das cores das paredes: a cor dominante é cerca de 60% da sala; 30% é outra cor; e 10% é a cor de destaque. Use uma roda de cores para ver se as três cores que você escolher combinam entre si. Obtenha amostras de cores e lascas em sua loja de tintas local para ver como cores diferentes aparecem quando estão próximas umas das outras; se você puder trazê-los para casa, segure-os em paredes diferentes para ver como ficariam com a iluminação natural de sua casa.

Outro fator que você deve saber são os diferentes efeitos psicológicos e estéticos que diferentes cores produzem em diferentes espaços. A pesquisa mostrou, por exemplo, que o amarelo tende a aumentar o foco e a concentração, por isso é uma boa ideia usá-lo em escritórios domésticos ou salas de estudo. A cor azul na sala de jantar tende a diminuir o apetite, enquanto o vermelho tende a estimulá-lo. As cores frias da água, como o azul profundo ou o verde marinho, são perfeitas para banheiros e quartos, pois parecem tranquilas e relaxantes aos olhos.

Áreas de estar comuns (como salas de estar, salas de jantar e salas de entretenimento) geralmente recebem tons neutros e clássicos; as áreas de alto tráfego são geralmente pintadas com cores claras e vivas, enquanto as cozinhas podem receber cores vivas e comidas (como amarelo mostarda ou mesmo vermelho).

Teto totalmente branco

E escolher uma cor de tinta de parede é uma consideração importante a fazer
E escolher uma cor de tinta de parede é uma consideração importante a fazer.

Além disso, a combinação de certas cores pode fazer com que uma sala pareça maior ou menor, mais alta ou mais baixa. Por exemplo, pintar o teto da sala mais escuro do que as paredes faria com que a sala parecesse mais baixa, enquanto pintar o teto mais claro faria com que a sala parecesse mais alta. Os especialistas recomendam que o teto esteja na mesma família de cores das paredes (em oposição à tendência comum de pintar o teto de branco), para fornecer fluxo e continuidade do design.

Por falar em fluxo e continuidade, este mesmo fator deve estar presente não apenas em um cômodo, mas em todos os cômodos da casa, principalmente aqueles que estão próximos uns dos outros e são espaços públicos. Como fazer isso? Uma maneira é escolher a mesma cor para todas as salas comuns e, em seguida, escolher a mesma cor, mas em um tom diferente para todas as áreas adjacentes (como escadas e corredores). Outro método é escolher a cor de destaque em uma sala e, em seguida, usar essa cor de destaque como a cor dominante na sala seguinte.

Além da cor, outros fatores a serem considerados incluem os acabamentos e as texturas que você usaria. Informe-se sobre o uso de diferentes tipos de tinta, como tinta texturizada, tinta magnética (ou tinta que atrai ímãs; ótima para quartos de crianças e salas de estudo pré - escolar) e tinta de gesso. Informe-se também sobre equipamentos como pincéis de rolo para facilitar a pintura.

Estas são apenas algumas dicas a serem lembradas ao escolher uma cor de tinta para parede. Espero que este artigo tenha ajudado você! Boa sorte!

Artigos relacionados
  1. Como escolher sistemas de aquecimento de piso?
  2. Como escolher tinta para paredes e tetos de gesso interiores?
  3. Como escolher equipamentos e suprimentos para arte de parede?
  4. Como escolher as melhores opções para cobrir o piso do porão?
  5. Como escolher duas cores para paredes?
  6. Como limpar um piso de madeira depois de tirar o carpete?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail