Como restaurar manchas gastas em pisos de madeira acabados?
Gil Pacheco de Santos
• 3 min de leitura
Não queime sua casa para espantar o rato. Então vai uma expressão proverbial. O mesmo princípio se aplica a pisos de madeira. Se o seu piso de madeira estiver apenas parcialmente gasto, seria ridículo restaurá-lo totalmente. Não só uma reforma completa e abrangente demorará muito; também vai custar caro e muito trabalho (seu ou do profissional contratado). Em quase todos os casos, os pisos de madeira exigirão uma reforma ocasional apenas em áreas expostas a tráfego intenso e frequente. Este artigo irá ensiná-lo a recondicionar manchas desgastadas em pisos de madeira acabados.
Limpe a área gasta. Com um pano úmido, limpe a área para remover qualquer poeira e sujeira da superfície. Deixe a mancha úmida secar antes de prosseguir.
Lixe a área de trabalho. Você pode fazer isso com uma lixadeira de mão. Ou você pode suar fazendo isso manualmente. Certifique-se de usar uma lixa de grão médio, que deve ser eficaz para arranhar a superfície e expor o grão de madeira fresco. Facilite o lixamento envolvendo a lixa em torno de um bloco de madeira de 5,10 x 10,20 cm. Com a lixa voltada para baixo no chão, segure o bloco com as duas mãos, coloque um pouco de pressão sobre o bloco e comece a lixar.
Limpe o pó de madeira. Varra o pó de madeira ou aspire-o. Em seguida, limpe o excesso de pó de madeira com um pano úmido. Deixe o local úmido secar completamente antes de prosseguir.
Abra as janelas e portas. Certifique-se de que a área de trabalho esteja bem ventilada neste ponto. As próximas etapas exigirão o uso de substâncias que emitem gases e vapores que podem ser prejudiciais quando inalados.
Aplicar acabamento em poliuretano ou verniz. Certifique-se de que a solução está bem misturada (agite a lata ou o frasco, se necessário). Leia as instruções no rótulo. Se possível, use exatamente o mesmo verniz ou acabamento de poliuretano aplicado anteriormente no restante do piso. Esta é a melhor maneira de fazer com que o seu local reformado combine perfeitamente ou se misture perfeitamente com o acabamento do restante do piso. Aplique o verniz ou acabamento de poliuretano usando um pincel ou pulverizando sobre a área do piso que precisa de renovação. Não aplique uma camada muito grossa para a primeira camada.
Deixe o verniz secar completamente. Isso pode levar algumas horas.
Avalie a área acabada. Se você tiver sorte, uma camada de verniz ou acabamento de poliuretano pode resolver o problema. Na maioria dos casos, você precisará de uma segunda ou terceira camada de acabamento.
Lixe a área acabada. Limpe a poeira. Aplicar uma segunda demão de verniz ou acabamento. Deixe secar por algumas horas. Em seguida, avalie a área acabada novamente para ver se o acabamento combina bem com a área do piso ao redor. Caso contrário, repita o procedimento (lixar, tirar o pó, aplicar verniz) mais uma ou tantas vezes até que o acabamento fique uniforme com o restante do piso.
Deixe o último casaco descansar por um dia. Ao chegar à aplicação final do verniz, deixe o acabamento endurecer por cerca de 24 horas antes de usar novamente a área.
A restauração de pontos desgastados em pisos de madeira não requer uma repintura completa de toda a área do piso. Com um pouco de esforço e algumas horas, você pode facilmente recondicionar aquele ponto gasto usando materiais e equipamentos de hardware comuns.