A principal preocupação das pessoas sempre foi a segurança de si mesmas e de suas famílias. Sua casa é o lugar onde você guarda todos os seus valores, seus investimentos e, claro, onde sua família reside, e com certeza, você deseja que todas essas coisas sejam mantidas seguras e protegidas. Um incêndio em sua casa provavelmente seria um de seus piores pesadelos. Instale detectores de fumaça em sua casa, pois esta é uma das suas principais proteções contra incêndio.
Determine onde colocar o detector de fumaça. Os bombeiros sugerem que você instale detectores de fumaça em tetos bem afastados das janelas ou portas e na parte mais alta da parede. A fumaça sobe primeiro até o teto, portanto, quanto mais cedo eles forem detectados pelos detectores de fumaça no alto do seu quarto, mais cedo você será alertado sobre a situação. Por outro lado, se você tiver um detector de monóxido de carbono, instale-o próximo ao chão. Como esse gás é mais pesado, ele tende a se acumular do chão para cima.
Se você tiver uma casa com vários níveis , instale detectores em todos os níveis. Coloque-os em áreas de dormir e com moderação na cozinha, lavanderia e banheiro, pois há atividades nessas áreas que produzem fumaça (como cozinhar ou fumar).
Aqui estão algumas dicas sobre como instalar seus detectores de fumaça:
Antes de montar o suporte, meça os orifícios correspondentes para eles.
Marque a mesma distância em seu local preferido e faça pequenos orifícios.
Monte o resto do aparelho no suporte.
Realize testes e manutenção regulares. Os detectores de fumaça têm um botão de teste que, quando pressionado, pode determinar se as baterias estão funcionando. Os botões de teste dos detectores de monóxido de carbono produzem um ruído alto quando pressionados - uma indicação de que o mecanismo está funcionando corretamente. Se você ouvir apenas um leve ruído ou se não houver nenhum ruído, verifique as baterias ou substitua-as, se necessário.
Substitua as baterias pelo menos duas vezes por ano. Após a substituição, faça um teste para verificar se as baterias estão instaladas corretamente. Além das baterias, os detectores de monóxido de carbono possuem produtos químicos necessários para seu funcionamento adequado. Verifique também regularmente para garantir a funcionalidade do seu dispositivo.
Tenha um plano de fuga. Junto com a instalação de detectores de fumaça ou detectoresde monóxido de carbono, é igualmente importante que, em tais emergências, você e sua família tenham um plano de fuga.
Em caso de emergência, não entre em pânico, mas procure ajuda imediatamente e entre em contato com o pronto-socorro mais próximo.
Previna circunstâncias desfavoráveis
Agora que instalou corretamente seus detectores de fumaça, você também pode querer considerar a instalação de outros dispositivos, como detectores de calor, sistemas de alarme de incêndio, detectores de movimento ou sistemas de alarme contra roubo. Quando se trata de segurança, é realmente importante fazer o possível para evitar circunstâncias desfavoráveis. Lembre-se de que ninguém pode realmente protegê-lo e dar-lhe medidas preventivas contra todas as emergências, exceto você mesmo. É melhor investir agora em equipamentos preventivos do que desejar ter.