Esculturas de arame são divertidas e fáceis de fazer. Ele pode usar uma variedade de materiais de sucata de arame. As ferramentas mais básicas necessárias para fazer uma escultura de arame são alicates e alicates. Mesmo as crianças pequenas para uma aula de arte de domingo podem fazer esculturas de arame de formato livre. A escultura de arame pode ser usada como uma técnica de reabilitação para pessoas que sofrem de artrite para manter os dedos e as mãos ágeis e pode ser usada para manter os idosos entretidos e criar obras de arte como um hobby ou uma fonte de renda. Embora a escultura em arame seja fácil de fazer, ainda existem alguns princípios a serem seguidos. Dê uma olhada nas dicas abaixo.
Decida um projeto para a escultura de arame. Você pode fazer um design de forma livre ou algo que se pareça com a natureza. Os iniciantes devem começar com formas básicas apenas para sentir e saber como isso é feito.
Decida o tipo de fio que você vai usar. O núcleo interno pode ser feito de arame mais grosso e usar um arame mais macio e flexível para embrulhar para adicionar dimensão e forma à peça. Um gancho de arame pode ser usado para o núcleo, embora seja duro e difícil de dobrar. Você também pode usar arame de enfardamento. Outros tipos de fios podem ser encontrados em ferros-velhos e lojas de segunda mão. Os fios de cobre são muito macios e flexíveis e, portanto, muito fáceis de manipular. Os fios codificados por cores podem ser usados para a camada externa para adicionar dimensão e cor ao seu design.
Comece dobrando seu fio mais grosso em forma. Será ideal se você tiver um pedaço longo de arame que permitirá que você trabalhe e construa seu núcleo com um único comprimento de arame. Continue dobrando o fio até atingir a espessura certa para o núcleo. Corte o excesso de fio e prenda a ponta.
Comece a envolver o núcleo com os fios mais macios. Comece em uma extremidade da peça de escultura e trabalhe seu caminho até a outra extremidade. Você deve decidir quão perto ou quão soltos você deve envolver os fios externos para obter a forma e dimensão da arte final. Você pode enrolar os fios para o núcleo do meio e, em seguida, envolvê-los mais frouxamente para a camada mais externa.
Varie o estilo de embalagem da camada externa para adicionar textura e profundidade à sua escultura de arame. Você também pode envolver mais fios em áreas selecionadas da escultura para ter lugares finos e grossos, que também é outra maneira de adicionar textura e profundidade à sua obra de arte. Continue a embrulhar até obter a estrutura, o tamanho e a dimensão corretos para a sua escultura de arame.
Decida como você montará sua escultura. Você pode usar um suporte de metal, uma pedra, um pote de barro ou um pedaço de madeira grossa. Pinte a base da escultura com spray, se achar necessário. Você também pode pintar sua escultura de arame com spray, se quiser. Nem todas as esculturas de arame precisam ser montadas. Alguns podem ser colocados na prateleira ou em cima de uma escrivaninha como estão. Se a escultura precisa ser exibida na vertical e precisa de uma base, ela precisa ser montada.
A escultura de arame não se limita às peças de arte. Você pode usar a técnica para criar peças únicas de joalheria. As peças podem ser planas e bidimensionais ou você pode fazer joias tridimensionais. Sua imaginação é seu limite. Você pode até começar um pequeno negócio apenas criando joias de arame.