Como resilver um espelho: dicas de resilvering de espelho?
Dr. Catarina Casanova Jr.
• 6 min de leitura
Obtenha dicas para resilver espelhos antigos e muito mais
Descolorações e marcas de cinza podem adicionar charme e personalidade a um espelho antigo, mas uma aparência bem gasta nem sempre é desejável, especialmente se não for antigo. Os espelhos não são feitos de um material mágico com propriedades reflexivas. Um de qualidade é feito de vidro de alta qualidade com fundo prateado, e é o fundo que torna o vidro reflexivo. Quando o suporte prateado é danificado, as descolorações, marcas e arranhões são evidentes e podem arruinar a aparência de uma bela peça de mobiliário ou o design de uma sala. É possível resilver um espelho e fazê-lo parecer como novo, e esse processo vale o esforço se o espelho for antigo, chanfrado ou se tiver grande valor sentimental. Antes de começar, as recomendações de prudência encontram-se na embalagem do produto e as instruções devem ser lidas na íntegra. Se não for seguido com atenção, o espelho pode ficar permanentemente danificado ou quebrado. É melhor trabalhar com um assistente ao manusear espelhos grandes durante o reparo. Se as etapas forem seguidas com cuidado, os kits para resilver espelhos são uma alternativa fantástica para serviços profissionais dispendiosos. Essas dicas podem ajudá-lo a consertar espelhos antigos, espelhos chanfrados e muito mais! Veja como.
Passo 1
Determine se é prático resilver o espelho. Os espelhos do banheiro que ficam nivelados com a parede e encontram o respingo da pia costumam ser danificados porque entram em contato com água e produtos de limpeza químicos. Embora esses espelhos sejam geralmente grandes, não vale a pena gastar tempo e dinheiro para restaurá-los. Por outro lado, os espelhos antigos e chanfrados valem o tempo e os gastos necessários para resilvê-los - se o vidro estiver em boas condições.
Passo 2
Inspecione o vidro para ver se há danos. É importante inspecionar completamente o vidro antes de decidir resilver um espelho. Quando o prateado de um espelho está danificado, arranhões, arranhões e lascas nos espelhos às vezes não são aparentes. Inspecione cuidadosamente as bordas e também a superfície do vidro antes de decidir investir em suprimentos para resilver o vidro. Veja-o de perto de vários ângulos e em vários níveis de luz e procure por danos na superfície. Resilver o vidro danificado e o vidro ainda parecerá danificado. O dano pode até parecer mais aparente do que nunca.
Etapa 3
Compre suprimentos para resilver. Kits para resilver espelhos estão disponíveis online e em algumas lojas de materiais de construção. Os kits geralmente contêm tudo o que é necessário e o rótulo especifica o tamanho que a quantidade de produtos no kit pode resilver. Os kits não são baratos, mas usar um kit é uma ótima maneira de aprender o processo. Considere tentar resilver um pequeno espelho barato antes de iniciar um projeto maior. Isso permitirá que você decida se gosta dos resultados antes de resilver uma valiosa relíquia de família ou algo que não gostaria de arriscar danificar.
Passo 4
Retire o revestimento antigo pintado. Vire qualquer espelho e você notará um fundo pintado sem graça. Este não é o material usado para prata ou vidro resilver. É uma tinta protetora usada para cobrir a peça acabada. A camada contra a prata é de cobre e a outra é a tinta de fundo. Será necessário remover o antigo suporte pintado antes de começar, e decapantes comerciais estão disponíveis para esse propósito. Verifique seu kit para ver se tudo está incluído ou visite uma loja local de materiais de construção ou revendedor de artesanato e peça um removedor de tinta que pode ser usado no vidro.
Etapa 5
Retire a prata. Uma vez que o suporte pintado tenha sido removido, é necessário remover a prata velha com ácido nítrico. Isso também será incluído em um kit completo. Siga as instruções do produto para obter os melhores resultados e use óculos de proteção e luvas para evitar irritações ou lesões na pele ou nos olhos.
Etapa 6
Limpe e dê polimento ao vidro. Depois que o vidro for completamente removido, ele precisará ser limpo e polido antes de ser recolocado em material novo. Usando um par de luvas de látex sem pó, limpe o vidro usando água desionizada e um pano sem fiapos. Isso eliminará quaisquer manchas ou impressões digitais antes da próxima etapa.
Etapa 7
Borrife o vidro com o suporte prateado. Pulverizadores especiais estão disponíveis para resilver espelhos. Combine o nitrato de prata incluído no kit com os produtos químicos necessários que também estão incluídos. A combinação dos produtos químicos permitirá que o nitrato de prata grude no vidro. A mistura parecerá transparente, mas depois de pulverizada, ficará prateada à medida que seca. É mais fácil concluir este processo se o vidro estiver protegido por um cavalete resistente.
Cubra a prata com tinta cobre. Sem o conhecimento de muitos, o cobre também é usado no processo de resilver espelhos. Verifique o kit resilver para ver se há tinta de cobre e aplique-o de acordo com as instruções do rótulo do produto. Assim que o cobre secar, ele será coberto com outra camada protetora.
Etapa 9
Aplique um novo suporte pintado. A última etapa para resilver um espelho é a aplicação de um suporte pintado. A tinta também deve estar incluída no kit. Aplique-o conforme as instruções e deixe-o secar completamente antes de manusear ou pendurar. Se o vidro estiver em boas condições e se as instruções do produto forem seguidas cuidadosamente, o espelho deve parecer novo.
Com essas dicas, agora você sabe como resilver um espelho. Depois de resilver um espelho com sucesso, você pode decidir que deseja fazer mais. Pode valer a pena o tempo e as despesas para fazer esse reparo, e um espelho que, de outra forma, estragaria a aparência de uma peça de mobília ou de uma parede pode ficar tão bonito como sempre.