No mundo de hoje, mais pessoas estão começando a aderir aos princípios da vida verde (ou seja, usando materiais que são ecológicos e reciclando materiais tanto quanto possível). Esses princípios também invadiram a área de design residencial, de modo que um número cada vez maior de proprietários prefere reciclar móveis antigos em vez de comprar itens novos. Além de minimizar o desperdício, reaproveitar móveis antigos também é uma maneira inteligente de integrar antiguidades ao conceito de design de sua casa existente, sem mencionar o fato de que também economizará centenas de dólares no processo.
O reaproveitamento exige atenção aos detalhes e muita paciência. Para fazer um móvel antigo parecer mais bonito do que sua versão original, é necessário planejar adequadamente e executar diligentemente as etapas necessárias. Isso é mais importante, especialmente se você estiver lidando com antiguidades. No entanto, embora a tarefa possa demorar mais do que o normal, é muito fácil de realizar. Basta seguir as etapas simples abaixo para atualizar a aparência de sua cadeira antiga.
Passo 1
Prepare todos os materiais - Para o estofamento, você precisará do tecido principal, forro de tecido, rebatidas ou espuma, uma tesoura, um marcador, uma pistola de grampos, uma pistola de cola e uma chave de fenda. Você também precisa preparar alguns materiais para a madeira, como tinta (se necessário), pincéis e algum verniz.
Passo 2
Remova o assento e o encosto - Em seguida, vire a cadeira de onde você possa acessar diretamente a parte inferior do assento. Depois de limpar os detritos, comece o processo de remoção da sede desapertando os parafusos. Guarde-os, pois irá usá-los para aparafusar o assento (e o encosto) de volta. Em seguida, remova o estofamento antigo. Isso exigirá que você retire manualmente os pregos e grampos da madeira onde o tecido antigo e a espuma estão presos. Você pode descartar esses grampos e pregos velhos, pois não os usará mais. Repita todo o processo para remover o encosto.
Etapa 3
Reestofar usando tecido e enchimento novos - coloque com cuidado o revestimento, o forro e o tecido no assento de madeira. Marque separadamente o contorno de cada material. Corte o tecido, o forro e a manta de acordo com o tamanho. Adicione de três a dez centímetros em toda a extensão para permitir. Em seguida, cole o enchimento ou espuma na estrutura de madeira do assento, adicione algumas camadas, dependendo de quão firme você deseja que fique. Em seguida, coloque cuidadosamente o forro e o tecido sobre a moldura, vire-o e grampeie tudo por baixo. Ao fazer isso, puxe as três camadas em sua direção para criar um anexo confortável. Repita todo o processo para estofar novamente o encosto.
Prenda o assento e o encosto recém-estofados - Assim que as duas partes estiverem devidamente estofadas, prenda ambas as costas à estrutura principal da cadeira usando os parafusos originais. Parafuse tudo de volta para um acabamento seguro. Antes de substituir o assento e o encosto, você também pode pintar a estrutura da cadeira e aplicar duas camadas de verniz, apenas certifique-se de que tudo já esteja bem seco antes de colocar o assento e o encosto.
Etapa 5
Limpeza - Para um acabamento mais limpo, retire o excesso de materiais. Agora você pode desfrutar de sua "nova" cadeira.