Cisternas são dispositivos normalmente instalados por engenheiros para coletar água da chuva. Antes de instalá-los, as especificações corretas devem ser identificadas, a localização (subterrânea ou acima do solo), a marca (plástico ou concreto), o tamanho e a capacidade adequados para as condições em que serão instalados. Quer seja colocada no subsolo ou no solo, de concreto ou plástico, pequena ou grande, uma cisterna também pode ser feita por pessoas comuns sem formação em engenharia.
Ao fazer sua própria cisterna, os seguintes pontos podem ser levados em consideração:
Observe a localização dos canos de esgoto e calhas em sua casa. Verifique também o fluxo da água após uma chuva forte.
Selecione um recipiente de plástico, metal ou madeira sólido e espesso para ser usado como cisterna ou reservatório. Limpe o recipiente por dentro e por fora e verifique se há rachaduras e perfurações. O recipiente deve estar livre de furos ou rachaduras.
Verifique se a cisterna receberá a chuva que flui dos canos e calhas.
Coloque o recipiente em um local estratégico, como próximo a uma janela, para que você possa verificar facilmente se ele está posicionado corretamente para coletar a água da chuva.
Após uma tempestade ou chuva forte, a água da chuva coletada é límpida. Use a água da chuva coletada para limpar carros, regar plantas ou lavar roupas à mão.
Cubra a cisterna se a água da chuva precisar esperar para algum outro propósito, para proteger a água da poeira e dos detritos que caem.
Sempre limpe a cisterna antes de recarregá-la com mais água da chuva.
Dando água limpa
Se a cisterna for construída acima do solo e for de plástico, o calor do sol fará com que o tanque se deteriore. No entanto, é mais durável do que os recipientes de madeira, que podem se decompor por causa da água. Por outro lado, cisternas de concreto são caras e devem ser instaladas por um trabalhador habilidoso. Eles são os mais duráveis e, com limpeza regular, as cisternas de concreto podem durar anos enquanto fornecem água limpa.
Existem muitos benefícios derivados das cisternas. Dependendo do tamanho e da marca, a água não potável pode dar às famílias o luxo de limpar a casa sem pensar nos custos da água. A água da chuva pode ser usada para limpar a casa, fazer jardinagem e regar as plantas, lavar tapetes e, lavar roupas muito sujas, especialmente no verão, quando a água é escassa.
Custos totais da conta de água
Os proprietários podem economizar nas contas de água. Até 30% dos custos totais da conta de água são reduzidos enquanto as plantas são mantidas vivas durante os períodos de racionamento de água. Existem outros benefícios que podem ser derivados de ter uma fonte de água gratuita. Abrir uma empresa ecológica é uma delas, e os proprietários com mentalidade empresarial aproveitam esta oportunidade para iniciar uma empresa ecológica.
Quando chove, muita água vem encher a cisterna. Conectar uma sequência de barris de chuva ou cisternas que transbordam uns nos outros economiza mais água para uso futuro. O tratamento com pastilhas de cloro limpa a água coletada. A manutenção adequada pode transformar a água da cisterna em água potável.