Quando começa um incêndio, a primeira coisa a fazer é não entrar em pânico e chamar as autoridades se você não tiver sensores de incêndio que relatam automaticamente a ocorrência. Mas você não pode simplesmente esperar até que eles cheguem, especialmente se o fogo estiver prestes a começar e ainda puder ser contido. Tomar medidas para apagar um incêndio sozinho requer um pouco de coragem e um dispositivo de proteção contra incêndio, como um extintor de incêndio.
Conteúdo químico pressurizado
Os extintores funcionam abafando o fogo usando certos conteúdos químicos pressurizados. Usar extintores de incêndio é muito fácil. Basta puxar o pino de segurança e pressionar a alavanca para baixo enquanto guia a mangueira diretamente para a fonte de incêndio e não para as chamas.
Acontece que você não pode simplesmente usar qualquer tipo de extintor de incêndio, pois o tipo errado pode transformar um momento heróico em uma tragédia pior. Ao escolher o tipo de extintor de incêndio a ser usado, você deve primeiro levar em consideração os tipos de materiais na área.
Diferentes classes de fogo com base em materiais:
Classe A: incêndios em erupção de papel, plástico e outros sólidos
Classe B: líquidos inflamáveis como óleo, parafina, gasolina
Classe C: gases inflamáveis, como butano, propano, metano
Classe D: Metais como magnésio, alumínio, titânio
Classe E: incêndios envolvendo dispositivos elétricos
Classe F: óleo de cozinha e substâncias à base de gordura
Com esses perigos de incêndio enumerados, você pode determinar que tipo de extintor de incêndio usar. Aqui estão os diferentes tipos de extintores disponíveis:
Extintores de pó seco - Esses tipos são preenchidos com fosfato monoamônio e nitrogênio pressurizado. Eles podem lidar com incêndios das classes A, B e C e, portanto, são chamados de extintores multiuso. É recomendado para incêndios a gás, mas você deve se lembrar que, ao enfrentar incêndios a gás, você deve atacar primeiro a fonte.
Extintores de espuma de incêndio - comumente usados para incêndios de classes A e B, esses tipos não são recomendados para lidar com incêndios elétricos.
Extintores de água - também conhecidos como APW ou água pressurizada a ar, esses tipos são os mais baratos e mais amplamente utilizados. No entanto, esse tipo só é recomendado para incêndios de classe A.
Extintores de Dióxido de Carbono - Esta é uma boa escolha para incêndios de Classe E, pois não deixa resíduos prejudiciais que podem causar danos aos aparelhos próximos. Também é adequado para lidar com tipos de incêndio das classes B e C.
Cuidar do seu extintor garante sua funcionalidade total quando chega a hora. Aqui estão algumas dicas sobre como cuidar do seu extintor de incêndio:
Verifique regularmente os extintores de incêndio, pelo menos uma vez por mês e se for do tipo pó seco agite-o para evitar que o pó se assente. São necessárias inspeções regulares por profissionais.
Certifique-se de que as pessoas possam ver facilmente onde o extintor de incêndio está localizado colocando uma placa visível.
Certifique-se de que o lacre de violação e o pino de segurança estão intactos.
Limpe o corpo do extintor de quaisquer materiais corrosivos como óleo.
Se o extintor tiver uma aparência ruim e estiver cheio de amassados ou precisar ser recarregado, ligue imediatamente para o seu provedor.
Lidar com incêndio é uma tarefa séria e, com um tipo correto de extintor à mão, o trabalho pode ser feito. Mas para situações que você não pode controlar, quando o fogo fica maior do que o seu dispositivo pode suportar, é sempre melhor deixar isso nas mãos de profissionais treinados.