Como instalar um sistema de alarme de resposta sem fio?
Dr. Emanuel Gustavo Zaragoça F
• 3 min de leitura
Qualquer intrusão de um estranho na casa é sempre assustadora. Esta é a razão mais provável pela qual você sempre terá que colocar mais do que apenas algumas fechaduras nas portas principal e traseira e, às vezes, até mesmo nas janelas. Ainda assim, eles não garantem sua segurança. O que você precisa é proteger até mesmo seu interior usando um sistema de alarme de resposta, que enviaria sinais sonoros para avisá-lo de intrusão.
Sinais usuais informando os invasores pretendidos
O que é ainda melhor é um sistema de alarme sem fios, uma vez que não possui os sinais habituais que informam os intrusos pretendidos da sua presença e localização. Também não depende de eletricidade, que poderia ser facilmente desligada por um ladrão muito esperto. No entanto, você precisa aprender como instalá-lo para torná-lo eficaz. Caso contrário, você pode ser incomodado com frequência por alarmes falsos ou não cobriu a casa inteira com proteção. A seguir estão algumas dicas que você pode usar na instalação de um sistema de alarme de resposta sem fio.
Proteja todas as janelas do andar térreo com contatos magnéticos. Cada janela deve ter um. Tanto a porta principal quanto a porta traseira também devem ter contatos magnéticos.
Uma vez que você precisa se certificar de que seu carro está seguro na garagem, bem como outras ferramentas e equipamentos caros mantidos lá, você também pode colocar um contato magnético nas portas da garagem.
Instale detectores infravermelhos passivos (PIR) nas paredes dos cantos das partes principais da casa. Isso pode servir como um sistema de alarme contra roubo, uma vez que seja ativado. Coloque um na sala de estar, na cozinha e na sala de jantar.
Ao colocar os detectores PIR, certifique-se de que não haja interferência causada pelo calor ou iluminação. Não o coloque perto de uma lâmpada ou onde possa ser atingido pela luz solar ou diretamente pelo calor de um radiador. Certifique-se também de que cobre todo o comprimento do local designado, sem qualquer obstrução de objetos como móveis, ornamentos e eletrodomésticos.
Se você tem uma casa de dois andares e os quartos estão todos localizados no último andar, coloque o detector PIR em um canto onde ele possa monitorar todas as entradas dos quartos. Claro, certifique-se de que isso seja ativado apenas quando necessário. O detector PIR serve como alarme de vida, pois detecta movimento e pode disparar sirenes desnecessariamente.
Instale sua sirene solar fora de casa, de preferência no beiral onde não pode ser facilmente acessado por ladrões.
Seu painel de controle deve estar localizado próximo às escadas que levam aos quartos, já que é provavelmente o mais próximo de qualquer ponto dentro da casa. Apenas certifique-se de que não seja tão visível como um painel de controle de alarme com fio faria.
No entanto, para uma instalação à prova de falhas, é melhor consultar quem lhe fornece o sistema de alarme comercial. Você precisaria fornecê-los com o projeto de sua casa, para que eles possam dar sugestões sobre como instalar o sistema de alarme de resposta sem fio de forma eficaz.