Você nunca sabe quando o fogo vai atacar, por isso é sempre bom estar preparado. Você quer que sua família fique segura caso um incêndio atinja sua casa. Siga estas dicas para se preparar para um incêndio.
Passo 1
Verifique seus alarmes de fumaça com freqüência. Sua melhor chance de sobreviver a um incêndio é ter um amplo aviso. Um bom detector de fumaça irá alertá-lo sobre um incêndio. Mas não pode fazer isso a menos que esteja funcionando, e é sua responsabilidade garantir que os alarmes de fumaça em sua casa estejam funcionando corretamente. Teste-os mensalmente, se não semanalmente. E troque as baterias neles, não importa o que aconteça, toda vez que o relógio avança ou recua. Isso garantirá que sempre haja uma bateria funcionando em seu alarme de fumaça.
Passo 2
Tenha extintores de incêndio à mão. Alguns incêndios podem ser controlados e apagados com um extintor. Se você puder parar o fogo antes que ele tenha a chance de viajar, poderá salvar muitos de seus pertences. Para se preparar para um incêndio, tenha pelo menos um extintor em cada andar de sua casa, bem como na garagem. Você também pode levar um no porta-malas do carro em caso de incêndio. O extintor de incêndio deve ser mantido em um local acessível onde qualquer pessoa - alto ou baixo - possa alcançá-lo. Não deve ser coberto ou bloqueado por nada. Peça ao seu corpo de bombeiros local para verificar seus extintores de incêndio regularmente para garantir que funcionem corretamente em caso de incêndio. E ensine a todos em sua família como usar um extintor de incêndio, porque você nunca sabe quem precisará usá-lo.
Etapa 3
Tenha um plano de saída de emergência. Sua família nem sempre está junta quando estão em casa. Portanto, é improvável que todos vocês consigam sair de casa juntos. Você precisa ter um plano de saída de emergência que ajudará sua família a se preparar para um incêndio, deixando sua casa com rapidez e segurança. Escolha um local de encontro onde sua família possa se reunir longe do fogo e faça alguns exercícios práticos. Para casas de dois andares, você pode querer ter escadas de incêndio nos quartos para que, no caso de um corredor estar envolvido em chamas, os membros da família possam sair pelas janelas. Lembre sua família de deixar tudo para trás e se concentrar apenas em sair de casa. As posses podem ser substituídas - as vidas não.
Passo 4
Faça um inventário de sua casa. Um incêndio pode devastar completamente uma família. No entanto, você pode se preparar para um incêndio fazendo uma lista dos itens de sua casa. Sua seguradora pode então substituir facilmente seus itens, e você não vai ficar fazendo uma lista do que perdeu após uma experiência tão traumática. Mantenha sua lista de inventário atualizada e tire fotos de seus pertences. Guarde a lista na casa de um familiar ou em um cofre, longe de sua casa.
Etapa 5
Faça cópias de seus valiosos documentos. Você também pode se preparar para um incêndio fazendo backup de seu computador, fotos e documentos legais. Faça fotocópias de tudo o que seria difícil de substituir, senão impossível. Essas coisas podem incluir testamentos, ações ou certificados de investimento. Você também deve copiar todas as suas fotografias digitais em um CD e guardar o CD longe de sua casa, seja na casa de um membro da família ou em um cofre. Essas memórias são insubstituíveis, por isso é bom ter algumas cópias.
Certifique-se de que você está coberto. Você pode presumir que sua casa tem seguro contra incêndio, mas muitas famílias ficam chocadas ao descobrir que eles não têm cobertura para todos (ou nenhum) tipo de incêndio. Familiarize-se com o seu plano de seguro residencial e certifique-se de ter uma cobertura completa contra incêndio.
Etapa 7
Tenha um fundo de emergência. Em caso de incêndio, você não conseguirá encontrar sua carteira ou bolsa. Nesse caso, você precisará de algum dinheiro para viver até que seu pedido de seguro seja aprovado. Você pode manter um cartão de crédito na casa de um membro da família ou pode ter um fundo separado em seu banco que você concorda em acessar apenas em emergências. Você ficará grato por ter algo definido quando ocorrer um desastre.