Como criar um banheiro personalizado com armários de estoque?
Sr. Mário Aguiar
• 4 min de leitura
Você é um proprietário do tipo faça você mesmo e deseja uma ótima aparência a um preço acessível? Aqui estão algumas maneiras de criar acabamentos, frisos e molduras personalizados. Armários de estoque são a escolha mais acessível em armários de banheiro, mas o problema é que não há nada de especial neles e parecem simples e desinteressantes. No entanto, há muitas maneiras de transformar armários de estoque comuns em algo mais emocionante e único: Vamos explorar algumas técnicas para personalizar armários de banheiro de estoque.
No entanto, antes de começar a aplicar a técnica, considere que alguns materiais são mais fáceis de trabalhar do que outros e seria sensato gastar um pouco mais em madeira do que em fórmica ou produtos de melamina. É difícil fazer com que a tinta ou a mancha adiram à fórmica ou melamina; existem tintas especializadas disponíveis, mas elas emitem vapores nocivos e não são fáceis de aplicar. Além disso, os armários de fórmica e melamina são geralmente feitos de aglomerado, que tende a deformar com a umidade do banheiro, e o aglomerado quase inevitavelmente se divide se você tentar instalar parafusos ou pregos ao adicionar acabamentos personalizados ou madeira, por outro lado, é fácil de manchar ou pintar, mesmo que já envernizado, e é fácil adicionar molduras decorativas à madeira com cola ou aparar as unhas.
Passo 1
Criação de acabamentos personalizados
Um novo acabamento é a maneira mais fácil de fazer os armários de estoque parecerem feitos sob medida para o estilo específico que você deseja alcançar. Reserve algum tempo para explorar o corredor de acabamento de pintura de uma loja de artesanato e você terá algumas ideias incríveis. Pense nas cores e estilos que deseja incorporar no banheiro e use-os como inspiração.
Por exemplo, você pode aplicar um acabamento craquelado e pintar em armários de banheiro brancos para dar a eles uma aparência antiga. Faça um teste de cor primeiro no interior do gabinete para determinar se o acabamento irá absorver a mancha. Se o acabamento absorver prontamente a cor, aplique uma camada de tinta semibrilhante branca sobre as portas primeiro para que você possa controlar a quantidade de cor no seu tratamento. Em seguida, aplique o acabamento crackle nos painéis centrais das portas e frentes das gavetas. Em seguida, esfregue a tinta colorida nas rachaduras. Não use o meio crackle na porta da frente; será demais. Em vez disso, passe um pouco de cor nas reentrâncias e nos detalhes da moldura da porta e esfregue as áreas planas de forma que fiquem quase brancas. Você pode usar qualquer cor que desejar, criando um efeito mais sutil com cores que dificilmente são diferentes da cor da base do gabinete. Para adicionar uma aparência antiquada, mergulhe um pano em uma mancha de cor profunda, limpe e limpe o excesso antes que seque.
Outra opção para refazer portas e gavetas de armários é decupar um motivo temático nas superfícies. Se desejar, a técnica do crackle pode ser usada em cima da decupagem. E, claro, você pode adicionar toques adicionais com hardware diferente que realce seu estilo.
Passo 2
Molduras e guarnições
Você pode fazer um armário de estoque parecer um pedido especial com frisos e molduras adicionais, que podem ser pintados ou tingidos para combinar com o armário ou feitos em um acabamento contrastante. Molduras em coroa na parte superior do gabinete ou molduras planas adicionadas na parte superior e inferior dão a aparência de um embutido. Deixe a moldura superior se espalhar para fora e coloque a moldura inferior sob o gabinete. Você também pode adicionar painéis estriados às bordas planas dos armários ou escolher folheados de madeira entalhados elaborados que podem ser colados nas frentes das portas e gavetas dos armários.