Então, seu bebê declarou que não é mais um bebê e quer que seu quarto seja mais "adulto". Por mais difícil que seja vê-los envelhecendo, crianças pequenas devem se transformar em crianças grandes. Decorar uma sala para refletir suas personalidades em desenvolvimento pode ser uma experiência agradável para crianças e pais.
Comece obtendo medidas exatas da sala. Observe onde estão os armários, janelas e portas. Se você for usar móveis existentes, meça cada peça. Anote todas as medidas.
Faça um desenho simples das dimensões da sala em papel comum e, em seguida, faça várias fotocópias desse desenho. Você pode "reorganizar" a sala no papel até chegar ao plano perfeito.
Sente-se com seu filho para ter ideias de como ele visualiza o "quarto dos sonhos". Faça anotações.
Decida o valor do orçamento e prometa cumpri-lo. Discuta o orçamento com seu filho; esta é uma boa oportunidade para ensiná-lo a administrar o dinheiro. Permita que seu filho ajude no processo de tomada de decisão quando se trata de priorizar as compras para o quarto.
Considere os muitos usos para o quarto de uma criança e certifique-se de incorporar áreas para cada um: dormir, estudar, brincar, etc.
Se a sala for pequena, considere maneiras de fazer com que parte do espaço funcione em dobro. Uma maneira simples de fazer isso é comprar ou construir uma cama alta (semelhante a uma cama de beliche, mas com apenas uma cama de cima). O espaço sob a área de dormir pode ser usado para abrigar uma escrivaninha e uma estante, algumas cômodas ou uma pequena área de recreação. Dependendo das preferências individuais do seu filho, esta área de jogo pode ser para um teatro de fantoches, uma pista de corrida ou um estúdio de arte.
Tente escolher itens que "crescerão" com seu filho. Assim como eles rapidamente superaram a necessidade de um berço e trocador, eles continuarão a crescer e se desenvolver, tanto física quanto intelectualmente. Compre cômodas grandes e procure uma mesa que ainda acomodará seu filho em alguns anos.
Embora as crianças frequentemente tenham um filme ou personagem de televisão favorito, evite decorar toda a sala com esse tema. Este ano pode ser Sponge Bob Square Pants, mas no próximo ano, seu filho provavelmente terá um novo favorito. Se eles realmente querem um personagem, comprometa-se comprando roupas de cama e cortinas com o personagem neles. Eles são substituídos de forma fácil e razoavelmente barata.
Se você decidir escolher um tema para a sala, é aconselhável selecionar um que não esteja na moda ou tenha idade limitada. Carros, esportes, dança, música e natureza são exemplos de temas que seu filho provavelmente ainda gostará em alguns anos.
Escolha suas batalhas. É inevitável que você não concorde com seu filho em todos os aspectos do projeto. Permita que seu filho tenha o máximo de controle possível no processo de tomada de decisão. Algumas coisas, mesmo que você as considere pouco atraentes, na realidade não fazem mal. Vá em frente e pinte as paredes com a cor favorita da criança - é apenas tinta e pode ser facilmente repintada algum dia.
Ouça mais do que fala. Este será o quarto do seu filho, não o seu. O objetivo final é se divertir e criar um ambiente que faça a criança se sentir "em casa".
Dicas rápidas:
Incentive seu filho a ajudar em todas as etapas - do planejamento à decoração.
Aproveitar! Esta é uma oportunidade de trabalhar com seu filho em um projeto divertido!