Embora você possa comprar corantes comerciais em pequenas quantidades para tingir seus fios ou alguns tecidos, pode ser muito divertido fazer seus próprios corantes com materiais encontrados em sua casa ou jardim. Os corantes naturais são melhores, não tóxicos e não alérgicos. Abaixo estão algumas dicas sobre como fazer corantes naturais.
Você pode usar frutas vermelhas, nozes, flores e raízes de plantas para fazer tinturas naturais. Você pode obter cores vivas como vermelho, amarelo, verde, azul, marrom, cinza e laranja de plantas e frutas. Há algumas coisas que você deve lembrar ao usar plantas, nozes e frutas vermelhas para obter corantes naturais. Você deve colher flores que estão em plena floração. Colha as frutas quando estiverem totalmente maduras e use apenas nozes maduras. Use raízes velhas e maduras para obter a cor certa.
Para os tons de laranja pode-se usar as folhas de sassafrás, bloodroot, líquen, raízes de cenoura e galhos lilases. Para marrons, você pode usar casca de carvalho, raízes de dente de leão, cascas de nozes, saquinhos de chá, grãos de café, casca interna de bétula branca, bagas de zimbro e folhas de malva-rosa. Você pode usar morangos, framboesas vermelhas, cerejas, rosas e alfazema com suco de limão e hortelã para obter lindos tons de rosa. Frutos de sumagre, beterraba, casca de macieira, roseira brava e flores de hibisco darão a você diferentes tons de vermelho. O azul e o roxo podem ser produzidos a partir de amoras, sabugueiros, uvas, mirtilos, amoras e flores de jacinto. Estas são apenas algumas das flores, nozes, raízes e cascas que você pode usar para fazer tinturas naturais.
Pique os ingredientes crus em pedaços pequenos e coloque em uma panela grande. Adicione o dobro da água e leve para ferver. Quando o líquido atingir o ponto de ebulição, reduza o fogo e deixe o líquido ferver por sessenta minutos. Despeje o líquido em uma peneira fina para retirar as partes da planta. Mergulhe os tecidos ou fios a serem tingidos na solução. A imersão dos materiais durante a noite intensifica a cor.
Os tecidos devem ser tratados primeiro com fixador para que possam absorver melhor as tinturas naturais. Você pode ferver os tecidos e fios em meia xícara de sal para cada oito xícaras de água quando for usar corantes derivados de frutas vermelhas. Se você estiver usando tinturas vegetais, ferva os tecidos em uma solução de uma xícara de vinagre para cada quatro xícaras de água. Ferva os tecidos na solução fixadora por uma hora. Enxágue o material até que a água saia clara e torça o excesso antes de colocar o tecido úmido no banho de tintura. Ferva o líquido até que o tecido atinja a intensidade de cor que você gosta. Lembre-se que a cor da tinta fica mais clara quando o tecido seca.
Use uma panela grande e velha que você não usa mais para cozinhar para cozinhar seus corantes. Use luvas, pois a tinta manchará suas mãos. Os corantes naturais podem sangrar, por isso é melhor lavar os tecidos separadamente, usando água fria. Lembre-se de verificar as características das matérias-primas que vai utilizar como fonte de tinturas naturais. Você pode ser alérgico a alguma dessas matérias-primas.