Como escolher pisos de madeira: escolhendo pisos de madeira?
Neuza Lara Domingues de Castro
• 4 min de leitura
O que há em um chão? Bem, muito, na verdade. Se você decidiu colocar um novo piso de madeira em sua casa, há muito a considerar. Que tipo de visual você deseja criar? Quanto desgaste você espera nos pisos? Quanto você quer gastar? E quanto à combinação de cores e qualidade das madeiras? Aqui estão algumas orientações e dicas sobre como escolher um piso de madeira, voltado para proprietários que exploram a opção de madeira nobre.
Vitrine. Antes de criar um orçamento e antes de fazer uma compra em massa, procure vitrines para pisos. Vá para madeireiras e lojas especializadas em fornecimento e instalação de pisos de madeira, para exemplos. Veja também o que seus vizinhos, amigos e familiares têm em suas casas. Obtenha amostras e decida o visual que deseja. Considere a tonalidade, o acabamento e a dureza da madeira.
Cor. Que tonalidade você deseja para seus pisos? Pisos de madeira podem ser marrom-avermelhados, mostarda, cereja, chocolate, roxo-branco se você realmente quiser. O que combina melhor com sua decoração? Se você tem uma casa escura, considere iluminá-la com um pouco de carvalho branco ou pinheiro amarelo. Se você quiser criar um look vintage, considere os tons mais escuros. Tente combinar os pisos com seus móveis e paredes. Se você não tem "talento" para combinar cores, pergunte a um profissional ou apenas peça a opinião de vários amigos.
Width. O piso de madeira vem em variedades de tiras, tábuas e tiras longas. As tiras são as mais estreitas, enquanto a tira longa é uma coleção de pranchas menores fabricadas juntas.
Dureza. Se você tem uma família de cinco filhos que adoram jogar bola e fazer casa de madeira dentro de casa, o pinho macio não é a escolha ideal para o piso de madeira em sua sala de estar. Certas madeiras amassam mais do que outras. A aparência angustiada é desejável para algumas pessoas, mas para outras, não é prático. Pergunte sobre a dureza da madeira antes de tomar uma decisão. No FloorFacts, há um gráfico que você pode usar como orientação.
Edges. Existem três maneiras fundamentais de casar as tábuas e as tiras de piso de madeira nobre: borda nivelada, chanfrada e atenuada. Na instalação embutida, não há lacuna visível entre as pranchas ou tiras. No modelo de borda chanfrada, há uma forma em forma de v que é formada entre cada tira ou prancha. A opção de borda atenuada é uma versão rasa da borda chanfrada e tende a ocultar alguns dos desníveis que seu piso pode ter naturalmente. A instalação embutida confere um aspecto mais moderno, enquanto as chanfradas e atenuadas são consideradas, por alguns, mais rústicas.
Concluir. Existem pisos de madeira pré-acabados e inacabados. Vá a um armazém ou showroom e veja que opção de pisos de madeira combina com você e sua casa. Se você decidir por piso sem acabamento, será necessário aplicar um selante e / ou corante. As opções mais populares são uma tinta acetinada e uma tinta a óleo de poliuretano. O primeiro é um visual mais escuro, mas discreto, enquanto o poliuretano dá aos pisos um "pop" ou brilho. Existem muitas opções para acabamentos de piso de madeira, então certifique-se de escolher aquele que ficará melhor em sua casa com seus outros móveis.
Orçamento. Agora que você examinou as vitrines e fez comparações, considere as etiquetas de preços de alguns desses andares. Caso você não tenha condições financeiras de instalar três mil m2 de cerejeira brasileira, pergunte a um profissional que tipo de madeira mais se assemelha a esse tipo de madeira. Sempre há opções e compromissos mais acessíveis a serem feitos. O revestimento da folhosa é fixado o preço por m2 e m2 instalado, portanto, certifique-se de obter uma citação exata de seu fornecedor ou piso de loja antes de se comprometer.
Outras opções: piso laminado. Uma maneira de as pessoas evitarem os custos associados aos novos pisos de madeira é não colocá-los. O piso laminado é considerado um bom substituto para pisos de madeira porque se parece com piso de madeira, mas não amassa, mancha ou desbota. Eles são mais resistentes à água e podem lidar melhor com arranhões. Certifique-se de estar satisfeito com a sensação e a aparência do laminado em comparação com os pisos de madeira, no entanto, uma vez que o laminado é uma imitação, não um substituto exato da madeira dura.