A fibra de vidro é um material muito resistente que costuma ser utilizado na construção de barcos, tampos de mesa, banheiras e até mesmo em alguns formatos de portas. Apesar de sua durabilidade relativa, ele ainda pode ser danificado pelo desgaste, por isso é muito importante saber o que fazer caso apareçam sinais de dano. Saber fazer reparos simples permite prolongar a longevidade produtiva de sua propriedade, fazendo com que você obtenha melhores benefícios de seu investimento inicial na compra de um produto à base de fibra de vidro.
Para reparar a fibra de vidro, basta seguir as etapas abaixo
Toque e ouça. A fibra de vidro danificada parece enfadonha, enquanto a fibra de vidro intacta parece apertada. Se o dano for invisível a olho nu, você pode tocar na superfície da fibra de vidro para avaliar a integridade do material. É muito importante fazer essas verificações de rotina para garantir que o início das fissuras seja resolvido o mais rápido possível. A negligência com esses problemas aparentemente menores pode levar a um custo mais alto de reparo e manutenção posteriormente.
Repare de dentro para fora. Sempre repare o pedaço de fibra de vidro danificado por dentro. Dessa forma, você pode realmente ver de fora se está preenchendo todas as áreas necessárias. Isso também torna o resultado final mais agradável esteticamente.
Corte as áreas danificadas. Para tornar a área reparada mais forte, o ideal é cortar a área danificada. O furo que resulta do corte do setor danificado da fibra de vidro deve ser cônico por um esmeril. Essa conicidade aumenta a área de superfície em que você também pode colar a nova peça de fibra de vidro. Limpe as bordas com um solvente de remoção de cera. A fibra de vidro geralmente é acabada com uma laca que torna o produto final mais liso e elegante, de modo que isso pode dificultar a colagem posteriormente. Ao diluir esse revestimento ceroso, você aumenta as chances de os adesivos funcionarem bem.
Revestimento. Agora você pode revestir a área ao redor do perímetro do orifício recém-tratado com uma cera em pasta. Isso garante que qualquer resina que saia do campo não manche as outras partes da fibra de vidro não danificada.
Coloque um suporte encerado no orifício. Isso lhe dá uma superfície para trabalhar. Essa base de cera também deve ser revestida com gelcoat para dar a aparência final que você deseja. Esteja pronto para combinar a cor e o matiz da peça existente de fibra de vidro com o pigmento gelcoat.
Corte as camadas do tecido de fibra de vidro e empilhe-as no topo de cada camada do tapete de fibra de vidro. Finalize com uma generosa porção de poliéster e resinas laminadoras. Você pode adicionar um catalisador a essas resinas para acelerar o processo de secagem.
Por último, retire o verso e alise as imperfeições do outro lado com um polidor e lixadeira. Faça o polimento da superfície da fibra de vidro, se preferir.
Tempos econômicos difíceis
Consertar fibra de vidro não é uma tarefa fácil, mas se você realmente deseja economizar dinheiro, você pode fazer você mesmo e manter o dinheiro que potencialmente pagaria a um empreiteiro. Durante estes tempos econômicos difíceis, cada centavo economizado conta.