Remodelar um banheiro pode ser fácil. Bem, isso pode ser um exagero, já que remontar e substituir a banheira pode ser uma tarefa árdua e uma dor. No entanto, se a renovação do banheiro requer apenas um pequeno aprimoramento para tornar o ambiente um pouco mais atraente, uma simples substituição e instalação de uma luminária pode ser suficiente. Em alguns casos, pode até proporcionar o efeito de um banheiro mais espaçoso e mais elegante, mesmo que você realmente não tenha feito nada de renovação substancial. Dito isso, se você acha que vale a pena tentar ajustar o esquema de iluminação das coisas em sua área de retiro de higiene pessoal ou banheiro, aqui estão alguns passos sobre como instalar novas luminárias.
Tudo começa com o conhecimento da fiação. A fiação elétrica pode parecer complicada para muitos, mas, na realidade, é simples de entender. Por exemplo, a fiação elétrica em casa terá uma configuração de 2 ou 3 fios (excluindo o aterramento). Se a sua casa tiver uma configuração de 2 fios, os fios com os quais você trabalhará serão um quente (preto), um neutro (branco) e o aterramento (cobre puro). Se ele tiver a configuração de 3 fios, você terá um fio preto, vermelho e branco mais o aterramento, os fios vermelho e preto sendo quentes. Não se preocupe; a maioria dos aparelhos de iluminação vem com a configuração de 3 fios. Se sua casa funciona com apenas 2 fios, o fio vermelho do aparelho não será usado e conectado.
Desligue. Antes de prosseguir com o projeto, certifique-se de cortar a energia do banheiro. Um simples desligamento do disjuntor relevante bastará.
Remova o acessório existente. A próxima fase exigirá que você remova a luminária existente no banheiro, aquela que você planeja substituir. Remova a lâmpada e desparafuse o dispositivo de fixação de seu suporte. Feito isso, desconecte todos os fios conectados a ele. Finalmente, desparafuse os suportes e a placa de cobertura. Neste ponto, apenas o buraco na parede ou teto, bem como os fios estarão visíveis.
Monte a nova placa de cobertura e os suportes. Posicione a placa de cobertura onde estava o acessório antigo e puxe o fio pelo orifício. Gesso a placa e monte os novos suportes. Você pode precisar fazer orifícios para parafusos, se necessário. Em qualquer caso, aparafuse os suportes no lugar.
Conecte os fios. Os suportes conterão os terminais e o fio a serem conectados aos fios domésticos. Conecte cada fio com base na cor. O fio de aterramento com o acessório ficará verde. Conecte-o ao fio de cobre desencapado torcendo-o e prendendo-o com fita isolante. Feito isso, prossiga com os fios preto e branco. Torça os fios de conexão e insira-os nos terminais. Aperte as porcas e esconda com fita isolante, se necessário. Se necessário, conecte o fio vermelho também.
Por fim, instale o acessório e fixe-o com os parafusos nos suportes. Feito isso, aparafuse a lâmpada, ligue e teste se a luz funciona. Em caso afirmativo, esconda a lâmpada com as tampas ornamentais que vêm com a luminária.