Como aprender o básico da fibra óptica?

Em áreas do cabo de fibra onde não há camada reflexiva
Em áreas do cabo de fibra onde não há camada reflexiva e cobertura protetora, a luz definitivamente vazará.

A fibra óptica é uma tecnologia importante que continua a contribuir para o avanço não apenas da tecnologia de iluminação, mas também da infraestrutura de comunicações e da tecnologia da informação. Sua influência atinge até mesmo os campos da medicina, física e engenharia mecânica. Mas como funciona a fibra óptica e o que a torna tão especial?

  1. Fibra ótica refere - se a um feixe de tubos de vidro ou plástico transparente, que podem transmitir ondas de luz. Cem ou mais fibras ópticas são usadas para formar cabos de fibra. São peças longas, finas e flexíveis de vidro transparente ou tubos de plástico, que são agrupados. As fibras ópticas funcionam como o núcleo e cada pedaço é tão fino quanto um único fio de cabelo humano. Essas delicadas peças agrupadas são então submetidas a um revestimento - uma cobertura com uma camada reflexiva e, em seguida, um revestimento tampão que serve como camada protetora, mantendo-a livre de umidade e danos. Em partes ou extremidades onde a luz deve passar, nenhuma camada reflexiva ou revestimento protetor é adicionado. É aqui que fica mais complicado. Para juntar feixes de fibras ópticas, suas extremidades devem ser clivadas primeiro efeito perfeitamente plano. Em seguida, eles passam por emenda de fibra, onde são alinhados e conectados mecanicamente ou por meio de um arco elétrico. Os conectores de fibra óptica podem ser usados no lugar da emenda para fazer conexões móveis mais rápidas.
  2. A luz viaja através de cabos de fibra, levando consigo dados e imagens. Em uma extremidade do cabo de fibra, a luz infravermelha, que é comumente usada, brilha e viaja pela linha do cabo. No entanto, a luz tende a se espalhar, especialmente quando há curvas, e é aqui que a camada reflexiva é útil. O objetivo da camada reflexiva é devolver a luz que se espalha, fazendo-a voltar para baixo para continuar seguindo o caminho do cabo. A luz continua a avançar no cabo de fibra e quando se espalha novamente, a camada reflexiva a mantém aterrada em seu caminho. Este ciclo continua até chegar ao fim por onde passa a luz e, com ela, são transmitidos dados e imagens. Em áreas do cabo de fibra onde não há camada reflexiva e cobertura protetora, a luz definitivamente vazará. Existem dois tipos de fibras ópticas.As fibras monomodo têm núcleos menores que transmitem um único raio de luz, principalmente luz laser infravermelha. Eles são mais adequados para distâncias maiores. As fibras multimodo, por outro lado, têm núcleos maiores que transmitem luz infravermelha de LEDs e são adequados para distâncias mais curtas, particularmente em prédios de escritórios, escolas, etc. onde grandes quantidades de energia são usadas.
    Fibra ótica refere-se a um feixe de tubos de vidro ou plástico transparente
    Fibra ótica refere-se a um feixe de tubos de vidro ou plástico transparente, que podem transmitir ondas de luz.
  3. O processo de reflexão interna total torna a fibra óptica única. É isso que permite que a luz viaje longas distâncias sem o perigo de perder energia ou diminuir e corromper a qualidade dos dados e imagens que transmite. As fibras ópticas são, na verdade, preferidas aos fios de metal tradicionais porque funcionam de maneira diferente e têm propriedades diferentes das do metal. Eles não são suscetíveis a interferências eletromagnéticas e pulsos eletromagnéticos, que podem afetar a qualidade da transmissão de dados em cabos e fios metálicos. Além disso, os cabos de fibra não conduzem eletricidade, o que os torna perfeitos para colocar equipamentos de comunicação em áreas de alta tensão e aquelas com risco de queda de raios. A beleza da fibra ótica é que ele transmite uma grande quantidade de dados claros e nítidos por meio de cabos de fibra, e em velocidades relativamente mais rápidas também. É por isso que é usado principalmente para tecnologia de Internet e comunicação de longa distância, onde uma rede de cabos é conectada. Essa tecnologia também pode ser vista em produtos simples do dia a dia, como iluminação industrial, brinquedos e árvores de Natal artificiais. Porém, não é isento de falhas. A perda de fibra, também conhecida como atenuação ou perda de transmissão - um enfraquecimento da intensidade de uma onda de luz, ocorre especialmente quando os sinais são transmitidos por distâncias mais longas. Inovações e pesquisas contínuas têm como objetivo reduzir a perda de fibras e fortalecer a potência das ondas de luz. Desnecessário dizer que a fibra óptica continua para moldar a tecnologia e o mundo como o conhecemos.
Artigos relacionados
  1. Como legalmente abrandar o seu medidor elétrico?
  2. Como iluminar uma casa?
  3. Como fazer um testador de cabo de rede caseiro?
  4. Como reduzir as contas elétricas por meio da energia solar?
  5. Como fazer uma conexão a um secador a gás / elétrico?
  6. Como fazer um modelo de painel solar?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail