Um problema duplo - a utilização otimizada de recursos escassos e a necessidade de agir agora para salvar a terra para as gerações futuras - é um dilema enfrentado por todos nós que vivemos no mundo moderno hoje. Utilitários como energia são caros e atingem onde dói mais - sua carteira! Depois, há a questão de conservar preciosos combustíveis fósseis, tomando o cuidado de adotar o máximo de 'tecnologia verde' possível para prevenir o aquecimento global! Tendo tudo isso em mente, como indivíduos, cabe a nós atingir o equilíbrio certo e uma das pequenas contribuições que podemos fazer é medir e limitar o consumo de energia em nossas casas. Os benefícios que você vai colher são novamente duplos - gastando menos no consumo de energia neste clima econômico difícil; e procurando maneiras de obter fontes de energia mais econômicas e ecológicas. Para começar, aqui estão algumas instruções sobre como você pode medir o consumo de energia.
Passo 1
Faça um balanço. Para começar, faça uma lista de todos os aparelhos e instalações que requerem energia para funcionar. Isso deve incluir todos os seus utensílios de cozinha, televisão, máquina de lavar, computador, aparelhos de som, etc; bem como gêiseres, aquecedores, umidificadores e semelhantes. Claro, não se esqueça de adicionar todas as luzes e ventiladores, que são instalados tanto em ambientes internos como externos, bem como qualquer equipamento elétrico que você use para paisagismo, jardinagem ou o motor da piscina.
Passo 2
Acompanhe o medidor elétrico. Sua empresa de energia rastreia a quantidade de energia que você utiliza em uma base periódica (dependendo do sistema de faturamento e frequência), com um medidor instalado no local. Em cada ciclo de faturamento, anote as leituras de abertura e fechamento tiradas do medidor e a potência de eletricidade usada resultante.
Etapa 3
Consumo por aparelho ou instalação. Calcule o consumo individual de cada aparelho ou instalação e faça uma lista desse uso. Uma forma de o fazer é ler os guias de energia dos aparelhos e descobrir qual é a taxa de consumo de energia de cada um deles. Outra forma é usar um amperímetro, que pode ser preso ao eletrodoméstico, e ele registrará a energia consumida durante o uso do eletrodoméstico.
Passo 4
Calculando o consumo de energia. Depois de obter uma lista completa dos aparelhos e instalações que requerem energia, com suas respectivas potências, some todos os watts para obter seu consumo total. Adicione cerca de 20-30 por cento do consumo de energia extra, para contabilizar o uso de energia de reserva e a energia necessária para inicializar vários aparelhos.
Em seguida, calcule o número de horas de uso de cada aparelho ou instalação. Por exemplo, quantas horas leva para a máquina de lavar fazer sua carga normal de roupa. Eletrodomésticos como a geladeira serão marcados para uso 24 horas por dia.
Depois de calcular o número diário de watts usados para todos os itens em sua lista e adicionar o valor da reserva, multiplique esse total por 365 para obter o total anual. Idealmente, a potência total que você chega deve corresponder ou menos ao consumo anual registrado em suas contas de energia. Uma diferença de até 10% é aceitável, mas se for muito maior do que isso, você precisará investigar se há um erro de faturamento por parte da concessionária de energia, ou se há algum item importante que você não considerou no cálculo.
Armado com as informações listadas acima, você agora pode fazer julgamentos informados sobre onde pode reduzir ou regular o uso de energia. Você também pode considerar o uso de fontes alternativas de energia, que são mais baratas e limpas, para itens que consomem muitos watts de energia. Afinal, 'informação é' poder '!