Os lares de hoje usam eletricidade para quase tudo. A maioria das coisas que usamos em casa funciona com energia, como computadores, sistemas de entretenimento, eletrodomésticos e assim por diante. Embora a eletricidade torne nossas vidas mais fáceis, não realizar a manutenção elétrica básica em casa pode ser muito perigoso e perigoso para a família. Todos em sua casa devem estar cientes das medidas de precaução e da manutenção elétrica que deve ser observada em casa.
Cuide bem dos seus sistemas eletrônicos em casa, como abajures, luminárias, cabos e outros. Estas e qualquer outra fonte elétrica podem causar incêndios, se não forem bem mantidas. É sempre melhor consultar um eletricista licenciado para grandes reparos, mas qualquer pessoa competente em projetos do tipo faça você mesmo pode fazer a manutenção básica. Aqui estão algumas coisas que você deve se lembrar ao fazer uma verificação elétrica em casa.
Antes de começar, use botas ou sapatos de borracha com sola de borracha para sua segurança e proteção. Fique em isoladores como um tapete de borracha. Use algo com bolsos. Você pode colocar sua mão livre, quando estiver usando apenas uma, dentro do bolso, para evitar tocar em algo que tenha carga elétrica e torná-lo um circuito ativo.
Tenha uma lista de verificação de seus aparelhos eletrônicos em casa. Destaque aqueles usados com frequência e que costumam estar conectados à tomada ou ligados. Verifique os cabos desses dispositivos elétricos se eles estão em boas condições. Se eles estiverem desgastados, soltos ou com outros danos visíveis, substitua-os.
Rastreie fisicamente a conexão do seu equipamento à tomada da parede. Certifique-se de que os cabos elétricos e cabos de extensão (se você os usar) não estejam passando sob o tapete e através das portas. Considere a ideia de ter pontos de venda adicionais em áreas onde a maioria dos seus gadgets precisaria deles. Isso diminuiria ou até eliminaria o uso de cabos de extensão. Claro, você precisa ter um profissional para fazer isso.
Tanto quanto possível, use apenas uma tomada de tomada por vez, especialmente se o dispositivo eletrônico exigir alta tensão. Sobrecarregar as tomadas elétricas pode ser muito perigoso. Verifique as tomadas que você tem em casa e certifique-se de ter todas elas contabilizadas. Você pode listá-los junto com sua localização para sua próxima verificação de manutenção.
Se tiver certeza de que uma tomada está funcionando corretamente, você pode usá-la para testar seus aparelhos eletrônicos.
Posicione estrategicamente as lâmpadas longe de itens inflamáveis ou facilmente queimados, como cortinas. Verifique a lâmpada que você está usando para sua lâmpada. Certifique-se de que corresponde ao tipo de lâmpada recomendado de que necessita.
Use um testador de voltagem para testar a voltagem de sua tomada ou switch. Identifique os soquetes com a capacidade de tensão correspondente para que você possa determinar qual soquete é para qual. Isso é especialmente aplicável em casas onde os soquetes vêm em duas tensões - o padrão europeu 110 volts e os 220 volts que vêm como padrão em outros lugares.
Peça a ajuda de alguém para verificar os sistemas elétricos fora de casa e em lugares altos. Você precisaria daquele amigo para segurar a escada para você.
Teste os controles de circuito de suas caixas de disjuntores. Atualize ou crie a lista, se necessário. Coloque uma nota na caixa do disjuntor para informar seus colegas de casa que você está trabalhando com eletricidade, para que eles não liguem acidentalmente.
Verifique os cabos grandes que saem da caixa do painel de serviço, mas não toque ou mova, porque mesmo que você desligue a energia de toda a casa, eles ainda estariam conectados à rede elétrica.
Forma superior da ponta
Há uma série de coisas que você precisa verificar e verificar novamente ao realizar a manutenção elétrica em casa. No caso de cabos, fiações eletrônicas e outros danificados, e mesmo se você apenas suspeitar que há algo errado, ligue para sua companhia elétrica ou eletricista para se certificar de que as coisas ainda estão em perfeitas condições quando se trata de seus sistemas elétricos.