Como substituir uma velha luz fluorescente de cozinha?
Eduarda Nicole Rocha de Teixei
• 3 min de leitura
Substituir uma luz é um dos trabalhos elétricos mais fáceis que um proprietário médio deve conhecer. Esse trabalho é tão fácil em que contratar um eletricista profissional será apenas uma perda de dinheiro. Basta seguir as etapas abaixo e você estará no caminho certo para substituir uma velha lâmpada fluorescente de cozinha:
Garantir a segurança. Nunca inicie qualquer trabalho elétrico sem priorizar a sua segurança em primeiro lugar. Desligue a alimentação da lâmpada fluorescente antiga acessando a caixa do disjuntor. Use um testador de circuito para se certificar de que a luz fluorescente já está sem energia. Use um par de chinelos de borracha e luvas de trabalho. Não toque nos fios tanto quanto possível. Use as ferramentas adequadas para tocar os fios e outras peças de luz fluorescente. Remova o painel difusor ou o painel da lente da luz fluorescente.
Remova a luz fluorescente antiga. Retire as lâmpadas ou lâmpadas simplesmente desenroscando-as. Remova também a tampa do reator para ter acesso aos fios da luz fluorescente. Avalie os fios e determine os fios quentes. Observe também como esses fios são conectados. Você precisará disso ao instalar a luz de substituição. Remova a tampa dos fios branco e preto. Teste-os com o testador de circuito apenas para se certificar de que a alimentação está desligada. Separe os fios para que não se toquem. Desinstale a base da luminária fluorescente do teto. Em seguida, reserve todas as partes da velha luz fluorescente de cozinha.
Prepare a nova luz fluorescente. Faça isso removendo primeiro a tampa do reator da base do aparelho. Remova também o knock-out central, que é a parte que dá acesso às fiações elétricas.
Instale a nova base de fixação. Coloque a base do aparelho em sua posição preferida e marque sua posição no teto. Marque também os pontos onde você deve fazer os furos. Coloque a base de lado e comece a fazer os orifícios necessários para fixar a base do dispositivo. Use um par de óculos de segurança antes de fazer orifícios para evitar acidentes. Fixe a base do dispositivo de fixação usando os parafusos ou pernos incluídos no kit.
Conecte a fiação elétrica. Lembre-se de como os fios eram conectados à velha luz fluorescente. Faça o mesmo também para a nova luz. É fácil conectar os fios, mesmo que você não se lembre de como eles foram conectados. Basta combinar suas cores com as cores dos fios que estão presos à luminária. Portanto, conecte o fio preto ao fio preto do aparelho e conecte o fio branco do fio branco do aparelho de iluminação. Prenda as conexões tampando-as com porcas de arame. Conecte o fio terra ou fio desencapado à base do aparelho.
Instale outras partes da nova luz fluorescente. Fixe a tampa do reator, as lâmpadas ou lâmpadas e a tampa do dispositivo de fixação. A nova luz fluorescente de cozinha está pronta para fornecer uma boa iluminação para a cozinha. Mas antes disso, ligue a fonte de alimentação primeiro. Teste a luz e veja como ela brilha.
Você fez um bom trabalho ao substituir a velha luz fluorescente da cozinha. Você pode seguir as mesmas etapas ao substituir outras lâmpadas fluorescentes em sua casa. Apenas lembre-se de sempre priorizar a segurança ao trabalhar com coisas movidas a eletricidade. Será uma pena arriscar a vida só porque se esqueceu de desligar a energia antes de iniciar o trabalho.