Como se manter seguro ao trabalhar com eletricidade?

Lembre-se sempre de que você deve usar o tipo correto de ferramentas sempre que trabalhar em qualquer coisa
Lembre-se sempre de que você deve usar o tipo correto de ferramentas sempre que trabalhar em qualquer coisa que seja alimentada com eletricidade.

A introdução da eletricidade em nossas vidas certamente tornou muitas coisas mais fáceis e rápidas. Mas embora se prove ser realmente útil, também pode ser perigoso quando não manuseado com o máximo cuidado. Aqui estão algumas dicas para manter a segurança ao trabalhar com eletricidade.

  1. Nunca trabalhe em qualquer dispositivo que ainda esteja conectado à fonte de alimentação. É claro que isso provavelmente já foi mencionado a você um milhão de vezes, mas não custa dizer de novo aqui. Sempre desconecte qualquer dispositivo que você está pensando em trabalhar para evitar qualquer situação potencialmente fatal. Mas simplesmente desconectar um dispositivo eletrônico ou elétrico do filtro de linha não é suficiente. É preciso lembrar que você deve removê-lo segurando no próprio plugue e não no cabo de alimentação do dispositivo para evitar danificá-lo.
  2. Sempre use as ferramentas adequadas ao trabalhar em reparos. Você já notou como várias ferramentas de eletricista são equipadas com materiais isolantes grossos o suficiente nos cabos? Lembre-se sempre de que você deve usar o tipo correto de ferramentas sempre que trabalhar em qualquer coisa que seja alimentada com eletricidade. Você não apenas minimizará o dano potencial ao objeto que está sendo reparado, mas também reduzirá as chances de ser eletrocutado acidentalmente no processo.
  3. Aterre-se, especialmente ao trabalhar com máquinas que possuem componentes frágeis. Os computadores são um exemplo de dispositivos eletrônicos que possuem componentes elaborados e frágeis. O manuseio desses tipos de máquinas deve ser feito com cuidado extra para garantir que nenhum dano seja causado a você e ao dispositivo. Antes de forçar a abertura da Unidade de Processamento Central (CPU) de um computador, é fundamental que você primeiro se conecte à terra adequadamente. Essa prática não apenas garantirá que nenhuma quantidade de energia elétrica estática destrua os microchips dentro da CPU, mas também se certificará de que você não terá aquela sensação de ferroada leve, mas realmente irritante, causada por uma pequena eletrocução. Visite sua loja de eletrônicos local para encontrar um kit antiestático ou dispositivo de descarga estática. Outra opção seria segurar qualquer objeto de metal primeiro, digamos, o invólucro de metal do computador, antes de trabalhar nele.

Embora tenha um custo extra, ainda é sempre aconselhável solicitar a ajuda de um profissional sempre que houver questões relacionadas ao manuseio de eletricidade. Isso é especialmente verdadeiro se você não estiver muito confiante sobre suas habilidades para lidar com projetos DIY. É claro que os números de emergência, como os do corpo de bombeiros e da polícia locais, e a clínica mais próxima em sua área, devem ser conhecidos por todos os membros da casa, caso você decida testar suas habilidades de mexer e, infelizmente, acabe sendo eletrocutado.

Artigos relacionados
  1. Como descascar um fio elétrico?
  2. Como testar um capacitor de bomba de calor?
  3. Como solucionar problemas de um fogão a gás Kenmore?
  4. Como testar os fusíveis do cartucho?
  5. Como solucionar problemas de um disjuntor?
  6. Como entender como funciona um gerador de hidrogênio?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail