Os capacitores são basicamente os mesmos, independentemente do tipo ou fabricante, mas Vishay Sprague e Kemet são particularmente conhecidos por sua tecnologia de capacitores e pelo uso de novos componentes eletrônicos e peças eletrônicas multicamadas. Sprague é especializada em capacitores de tântalo, enquanto a Kemet oferece de tudo, desde capacitores de tântalo a unidades eletrolíticas de cerâmica, filme e alumínio, que são geralmente menores em tamanho, mas têm uma alta capacitância e são feitas de folha de alumínio catódico, papel eletrolítico e com ação de filme de óxido de alumínio como o dielétrico.
Capacitor do compressor da bomba de calor
A função de um capacitor de compressor de bomba de calor é fornecer ao motor da bomba o impulso necessário de eletricidade para o torque de partida quando uma carga de trabalho for colocada na unidade. Mas, com o tempo, o capacitor pode perder sua eficiência e o reforço elétrico ficará muito fraco para que a bomba de calor funcione corretamente. Isso significaria que a bomba de calor tentaria compensar isso trabalhando mais, e começaria a consumir mais eletricidade. Existem algumas etapas que você pode seguir para saber se o capacitor da bomba de calor ainda está funcionando corretamente:
Certifique-se de que a alimentação de sua unidade esteja desligada. Use um alicate de bico fino para remover as conexões elétricas do capacitor e retire-o. Os capacitores mantêm uma carga e, embora a carga possa não ser suficiente para matá-lo, ela ainda pode causar um choque grave, portanto, você pode começar removendo a carga restante do seu capacitor com a ajuda de um multímetro digital.
Olhe para a chave seletora no medidor e certifique-se de que o mostrador aponta para "volt", em seguida, toque as pontas de prova vermelha e preta do medidor nos conectores elétricos de metal do capacitor. O medidor pode fornecer algum tipo de leitura, mas continue tocando as pontas de prova nos conectores elétricos do capacitor até que a tensão acabe.
Aponte o dial da chave seletora do medidor para o testador do capacitor. Como você fez quando descarregou o capacitor, toque as pontas de prova vermelha e preta dos conectores. O medidor fornecerá uma leitura, que será registrada como 'boa' ou 'ruim' no visor LCD. Se você quiser usar um medidor analógico para testar seu capacitor, substitua-o pela etapa anterior:
Mude o dial do medidor analógico para apontar para "ohms".
Toque as pontas de prova vermelha e preta nos conectores elétricos do capacitor e mantenha-as no lugar por dois segundos. O capacitor, se estivesse funcionando corretamente, teria roubado uma carga da bateria do seu medidor analógico.
Após dois segundos, retire as pontas de prova dos conectores elétricos e mude a ordem de conexão do medidor com o capacitor: Coloque a ponta de prova preta no conector tocado anteriormente pela ponta de prova vermelha, e a ponta de prova vermelha naquele anteriormente tocado pelo preto sonda. Leia o medidor no instante em que colocar as sondas nos conectores. Por um momento, o ponteiro do medidor analógico deve pular para a direita para mostrar que o capacitor foi capaz de armazenar uma carga.
Você pode fazer este teste, tocando as pontas de prova nos conectores elétricos do capacitor por dois segundos e invertendo a conexão quantas vezes quiser até ficar satisfeito. Se a agulha não pular, significa que o capacitor não está armazenando corretamente uma carga e pode estar com defeito.
Se o capacitor estiver abaulado ou vazando, ele está quebrado. Não toque no líquido do capacitor, pois é tóxico, e descarte o capacitor adequadamente.