Como entender como funciona um gerador de hidrogênio?
Luciana Correia de Araújo
• 3 min de leitura
Os custos crescentes do combustível e a necessidade cada vez mais urgente de salvar o meio ambiente das emissões de carbono levaram outros a pensar em outras fontes de combustível para o transporte. Uma das alternativas de combustível mais populares que satisfazem essas necessidades é o hidrogênio da água, que pode alimentar automóveis quando processado por um gerador de hidrogênio.
Um gerador de hidrogênio é um dispositivo que cria hidrogênio ou que funciona com hidrogênio. A fonte de hidrogênio pode ser tão comum quanto a água, que é extraída por eletrólise; ou, pode ser por meio da extração e síntese de hidrogênio puro a partir de compostos como amônia, gasolina ou metanol. Entender como funciona um gerador de hidrogênio o informa sobre as fontes alternativas de combustível para todas as suas necessidades de energia.
Reserva de agua. A água é colocada em um reservatório de água. Quanto mais pura a água, melhor será como fonte de íons de hidrogênio. O reservatório deve ser isolante, suficientemente sólido para não interferir nos demais componentes.
Eletrodos. Esses eletrodos de aço inoxidável devem ter terminais negativos e positivos. Na verdade, trata-se de parafusos genéricos com fio de aço inoxidável enrolado na parte superior do eletrodo.
Bobinas elétricas. Isso deve ser aproximadamente semelhante ao tamanho do reservatório de água. Isso é feito através dos orifícios da tampa do reservatório de água. Após o fornecimento de eletricidade através desta bobina, a eletrólise ocorrerá. Este procedimento separa os íons da água.
Fonte de energia. Dependendo da finalidade, a fonte de energia que abastece as bobinas do reservatório de água varia. Se for usado em automóveis, um alternador fornecerá energia. Caso contrário, uma bateria com voltagem suficiente será suficiente.
Tubos de coleta. Eles são encontrados no topo estreito do reservatório de água. À medida que os íons se separam, eles são sugados para os tubos coletores. Se for usado para automóveis, será direcionado para a válvula de admissão de ar do motor para maximizar a queima de combustível.
Obter resultados precisos
Os geradores de hidrogênio foram construídos por indivíduos empreendedores e proprietários de automóveis particulares para aumentar a eficiência de combustível de seus veículos. Os pesquisadores usam isso para criar hidrogênio de alto grau para técnicas que requerem uma grande quantidade de hidrogênio puro para obter resultados precisos. Os fabricantes de automóveis têm estudado e integrado geradores de hidrogênio em seus futuros modelos que funcionam com água.
Este gerador de hidrogênio é disponibilizado em kits, mas outras pessoas preferem fazê-lo elas mesmas. O gás hidrogênio produzido é altamente volátil, o que significa que as pessoas que constroem seu próprio gerador de hidrogênio devem seguir as instruções com cuidado, para não correr o risco de queimar propriedades ou causar danos a si mesmas. Entretanto, há relativa segurança em um gerador de hidrogênio quando comparado a uma célula a combustível de hidrogênio. Uma célula de combustível de hidrogênio contém gás hidrogênio pressurizado em um recipiente usado para criar corrente elétrica que alimenta o veículo.
A presença de um gerador de hidrogênio significa que ele coletará hidrogênio do suprimento de água e o alimentará no motor para ser queimado. Não há debate sobre o fato de que os motores movidos a gasolina ainda são mais potentes do que esse tipo de gerador.