Como instalar um prensa-cabo?

Os entalhes dentro da porca do domo impedem que ela se solte com o tempo
Os entalhes dentro da porca do domo impedem que ela se solte com o tempo.

A maioria dos prensa-cabos vem com um manual para fins de instalação, mas seguindo essas instruções, você poderá instalar um e ter o trabalho concluído em um período de tempo relativamente curto.

Em primeiro lugar, é fundamental escolher um prensa-cabo adequado que tenha o menor custo de vida útil disponível. Durante o tempo de uso, você precisa saber se é seguro e não corrosivo durante sua vida útil. Selecionar o melhor material da glândula é o primeiro passo básico. As conexões variam do latão padrão misturado com aço inoxidável, ou você pode optar por alumínio ou cobre. A escolha do material depende da aplicação e se vai ser usado no interior ou no exterior.

Fornece proteção de resistência

Geralmente, uma conexão de cabo consiste em um corpo, uma porca de cúpula correspondente e uma vedação traseira. Dentro da porca, pode-se ver espinhos de fixação sobrepostos que são preenchidos com vedações de forma que fornecem proteção de resistência para os fios e cabos contidos nela. Os entalhes dentro da porca do domo evitam que ela se solte com o tempo. Esta é a estrutura básica de um prensa-cabo.

Agora que você está familiarizado com as partes gerais de um prensa-cabo
Agora que você está familiarizado com as partes gerais de um prensa-cabo, é muito fácil instalá-lo.

Agora que você está familiarizado com as partes gerais de um prensa-cabo, é muito fácil instalá-lo. Aqui está um guia básico para um prensa-cabo de latão padrão.

  • O primeiro passo é passar a contra-porca, que vai se sobrepor ao conduíte, deixando os recortes das pontas dos fios à mostra, para referência futura.
  • Passe uma torneira sobre os condutores e aparafuse no conduíte com um parafuso de cabo normalmente fornecido com o conjunto de montagem.
  • Retire a parte de borracha da terceira entrada e desmonte a sobreposta para que você possa apertar a contra-porca na extremidade, de volta na torneira.
  • Você pode usar um composto epóxi para travar tudo no lugar. Normalmente, ele é fornecido na compra dos componentes da glândula. Caso contrário, você pode usar um composto epóxi pronto para uso para essa finalidade. Você receberá dois compostos coloridos para serem misturados na proporção de 1: 1. Misture com a ponta dos dedos enquanto usa luvas. Misture bem e certifique-se de usar o selante epóxi dentro de 30 minutos com ar, pois nesse período ele vai endurecer.
  • Agora você precisa espalhar os terminais de cabo que você expôs para que possa embalar no composto epóxi. Preencha a lacuna entre os terminais dentro da glândula enquanto lentamente constrói um coto de composto epóxi, permitindo que os condutores permaneçam nele sem se tocarem. Geralmente, você terá quatro condutores ao todo, mas cada tarefa é diferente, dependendo do cabo. Sem deixar o composto secar completamente ainda, deslize o pote de borracha sobre a torneira, espremendo a gota do composto, enquanto remove o excesso de composto da borracha.
  • Encaixe a extremidade da sobreposta na entrada de borracha. Ao usar este tipo de composto para vedar os prensa-cabos, é importante curar o cabo ao ar por quatro horas antes do uso.

Quando este processo estiver concluído, é sempre importante verificar a integridade da vedação reabrindo o prensa-cabo, especialmente o pote de borracha. Caso contrário, pode ser necessário adicionar mais composto epóxi, se necessário. Termine seu cabo com ferramentas de decapagem adequadas para retirar o plástico do cabo, para um acabamento profissional e mais seguro. A instalação de um prensa-cabo é fácil e, quando tiver sucesso com o primeiro, poderá produzir mais rapidamente sem problemas.

FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail