Os abridores de portas de garagem elétricos ou automáticos funcionam com correias de transmissão. Este é o componente que permite abrir e fechar o portão da garagem. A correia de transmissão é acionada por um motor semelhante ao funcionamento da correia da ventoinha de um carro. Essas correias são feitas de borracha e possuem dentes na parte inferior que permitem que se agarrem às ranhuras dos discos do motor. Em algum ponto, devido ao uso e abuso constantes, a correia de transmissão perderá sua eficácia e poderá começar a escorregar, tornando o abridor de porta de sua garagem um desafio de abrir e fechar. Este é o momento em que você precisará trocar a própria correia. O processo é simples e qualquer pessoa com um guia adequado deve ser capaz de fazê-lo. Para guiá-lo, aqui estão as etapas.
- Corte a energia. Antes de iniciar este projeto, a primeira etapa envolverá cortar toda a energia para o controle remoto da porta da garagem. Você realmente não quer o risco de eletrocussão, bem como o risco de ter sua mão dentro quando a porta da garagem se abrir repentinamente. Dito isso, basta desligar o disjuntor.
- Remova o painel de acesso. Esta parte dependerá do tipo de abridor de porta de garagem que você possui. Alguns modelos não terão tampa ou painel que esconda o motor, enquanto outros o possuem. Se isso acontecer, abra-o desaparafusando os parafusos que o mantêm no lugar.
- Afrouxe os parafusos de montagem. O próprio motor é montado na moldura da porta da garagem. A maioria dos modelos terá cerca de 4 parafusos de montagem. Afrouxe-os com uma chave inglesa. É importante não remover esses parafusos; você precisa apenas afrouxá-lo para poder deslizar o motor nas ranhuras para ajuste.
- Remova o cinto. Com os parafusos soltos o suficiente, você deve conseguir deslizar o motor para dentro para remover a correia. O deslizamento deve afrouxar a correia o suficiente para fácil remoção. Pegue a correia e use-a como uma amostra ao comprar a reposição para ela. Agora, antes de retirar a correia, observe como ela se alinha com o motor. É da mesma forma que você deve instalar a nova correia.
- Instalando a nova correia. Encaixe a nova correia e alinhe-a com os discos do motor da mesma forma que você a viu com a velha. Isso não deve ser difícil, pois a correia é feita de borracha que você pode dobrar facilmente. Assim que a correia estiver inserida, deslize e puxe o motor para trás das ranhuras de ajuste. Isso vai apertar o cinto e mantê-lo preso com segurança no lugar. Nesse ponto, a correia terá a tensão correta. Você pode testar a tensão empurrando a correia para dentro. Se a correia só empurra cerca de 0,5 por polegada, então a tensão está correta. Para mantê-lo lá, aperte todos os parafusos e pronto.
Teste o controle remoto da porta da garagem para ver se a nova correia funciona. Se isso acontecer, feche a porta da garagem e reinstale o painel de acesso ou a tampa.