Os sensores de velocidade do ar podem vir em todas as formas e tamanhos, dependendo do que e como serão usados. Esses sensores são comumente usados para medir a velocidade e a pressão do ar. Um uso comum para os sensores de velocidade do ar é manter a integridade do ar dentro de um prédio ou fábrica. Veja como saber alguns dos tipos disponíveis de sensores de velocidade do ar com uma breve descrição de cada um.
Computador de mão leve. Os sensores portáteis de velocidade do ar são geralmente leves e muito portáteis, portanto, você pode levá-los para qualquer lugar. Esses anemômetros podem ter um sistema de cata-vento acoplado à parte superior que é muito sensível ao vento, mas não importa muito para o anemômetro de cata-ventos em que direção o vento está soprando. O anemômetro portátil é digital e possui uma janela LCD grande o suficiente para ver as leituras. Existem várias unidades de medida para escolher, de forma que você possa fazer leituras em km / h, pés / min, m / s, milhas / h ou nós. Normalmente são feitos de plástico e alimentados por baterias. Outros tipos de anemômetros de mão podem apresentar memória na qual as leituras podem ser armazenadas e, por meio de uma interface, você pode conectar o sensor ao computador e salvar suas leituras em seu disco rígido, facilitado pelo software que acompanha.
Sensores de velocidade do ar do moinho de vento. Também conhecido como anemômetro de hélice, esse tipo de sensor pode fazer leituras de velocidade, mas deve mudar junto com a direção do vento. Suas características físicas se parecem um pouco com um pequeno avião. Preso a um poste, o sensor do moinho de vento é paralelo ao solo e tem uma hélice em uma extremidade e uma cauda do tipo leme na outra para ajudá-lo a se mover na direção do vento.
Duto e tubos de ar. Em locais onde a direção ou fluxo do ar será sempre constante, como canos e dutos de ar, sensores também podem ser acoplados para medir a velocidade do ar. Um tipo de sensor, denominado manômetro, é fixado por meio de tubos ou dutos de ar e outro sensor denominado bolômetro é fixado na origem do fluxo de ar ou no final ou exaustão. Em seguida, as medições podem ser feitas de ambos os sensores para medir a velocidade do ar. Esses sensores são duráveis o suficiente para lidar com fortes fluxos de ar.
Sensores de velocidade do ar são dispositivos vitais para fábricas e fábricas que fabricam medicamentos, cosméticos, alimentos e outros produtos que devem estar em um ambiente estéril. Esses sensores são usados para rastrear o fluxo de ar sujo ou contaminado dentro e ao redor das áreas estéreis da fábrica. A maioria dos sensores usados nessas áreas terá alarmes para notificar os trabalhadores se o ar foi contaminado.
Dicas rápidas:
Em alguns sensores, você pode até fazer leituras de temperatura se a temperatura for levada em consideração, então não seria necessário usar dois tipos diferentes de sensores.