Muitas pessoas se apegam muito aos relógios. As pessoas costumam gastar muitos milhares de dólares com eles e costumamos usá-los como um símbolo do tipo de pessoa que somos. É importante ressaltar que muitas vezes os mantemos por muitos anos, com alguns relógios sendo passados de geração em geração. Portanto, é importante ter cuidado e atenção para garantir a longevidade do seu relógio.
Assim como um carro, um relógio é um instrumento com peças mecânicas finas e requer manutenção regular. Embora a manutenção completa deva ser realizada por um profissional, há muitas coisas que você mesmo pode fazer para garantir que seu relógio proporcione diversão por muitos anos.
Água. Os relógios costumam listar sua resistência à água em termos de medição de pressão, "BAR". No entanto, esta é apenas uma pressão de teste e não corresponde à profundidade real do mergulho. Os movimentos de natação também aumentam a pressão imposta a um relógio em qualquer profundidade. Verifique na parte de trás da caixa do relógio a inscrição à prova d'água:
Uma inscrição simplesmente "Resistente à água" significa que seu relógio foi projetado para suportar até 3 BAR, como respingos de água ou chuva. Não deve ser usado durante a natação ou mergulho.
"Water Resistant 5 BAR" significa que o seu relógio é adequado para nadar, andar de iate e tomar banho.
Se "Water Resistant 10, 15 ou 20 BAR" estiver inscrito na caixa, o relógio é adequado para tomar banho ou mergulho raso (mas não para mergulho autônomo).
Ao usar qualquer relógio na água, certifique-se de que a coroa esteja totalmente empurrada e não opere-a quando o relógio estiver molhado ou na água. Se for usado na água do mar, enxágue o relógio em água doce e seque completamente. Se o relógio for usado em água quente, pode ocorrer uma ligeira perda de tempo ou ganho, no entanto, isso geralmente será corrigido quando o relógio retornar à temperatura normal.
Extremos de temperatura. Os extremos de temperatura geralmente afetam os relógios mecânicos mais do que os relógios de quartzo. As temperaturas "extremas" são geralmente definidas como entre -10°C (-10°C) e 35°C (+ 35°C). Se um relógio for submetido a temperaturas fora dessa faixa, os componentes eletrônicos podem não funcionar normalmente. Altas temperaturas também podem reduzir a vida útil da bateria e o fluido da bateria pode vazar.
Os relógios digitais também são afetados pelas temperaturas. O tempo de resposta dos cristais líquidos torna-se lento em temperaturas abaixo de zero e parece muito escuro em altas temperaturas. A operação normal geralmente retorna em temperaturas médias.
Magnetismo. O magnetismo pode afetar os relógios analógicos, pois afeta o desempenho do motor elétrico usado para girar os ponteiros do relógio e pode fazer com que o relógio ganhe, perca tempo ou até pare. Geralmente, ele voltará ao normal assim que sair do campo, mas pode ser necessário reiniciar o relógio.
Portanto, é melhor não colocar o relógio perto de equipamentos médicos, fones de ouvido, alto-falantes ou ímãs em portas de refrigeradores. Misturadores elétricos, liquidificadores e outros equipamentos elétricos também podem afetar a precisão.
Substâncias químicas. Solventes comuns (por exemplo, álcool e gasolina), sprays cosméticos, detergentes, adesivos ou tintas podem fazer com que a caixa e a pulseira descolorem ou se deteriorem.
Dicas de limpeza. Se o relógio ficar sujo, use uma escova de dentes com água e sabão para limpar a sujeira e depois enxágue e seque cuidadosamente com um pano macio. Os estojos devem ser limpos suavemente com um pano macio levemente umedecido e depois secos com cuidado.
Se o relógio entrar em contato com transpiração forte, seque o relógio o mais rápido possível. As tiras de couro podem absorver a transpiração no verão e devem ser ligeiramente afrouxadas nessa época. Uma tira apertada também evita a passagem de ar entre a tira e o pulso e pode causar erupção cutânea com transpiração.
Depois de usar ou limpar o relógio, é melhor deixá-lo em um local bem ventilado e não em um recipiente fechado.