O hobby dos modelos de ferrovias começou no final dos anos 1800 com trens de mecanismo mecânico feitos na Alemanha. Esses trens eram grandes, feitos de metal, e trouxeram anos de diversão para crianças em toda a Europa e, eventualmente, no Norte da Europa. No entanto, não foi até o período logo após a Segunda Guerra Mundial que o hobby que conhecemos hoje entrou em ação. No final dos anos 1940 e no início dos anos 1950, a maioria das pessoas que compravam trens de brinquedo compravam Lionel, European Flyer ou outros modelos em grande escala. Estes funcionavam com corrente alternada e normalmente tinham trilhos de três trilhos. Além disso, eles eram grandes. Não demorou muito, entretanto, para que os amadores começassem a procurar trens mais realistas que cabessem em espaços menores. Começando a década de 1950 e continuando na década de 1980, houve uma explosão de escalas em modelos de ferrovias. Os modeladores podem escolher desde a escala Z diminuta até a gigantesca G.
Quer seja encontrado em um sótão ou apenas enquanto limpava o porão de hobbies, muitas pessoas têm modelos de trens que não precisam mais. Você pode simplesmente jogá-los fora, mas a maioria dos trens modelo vale alguma coisa. Alguns mais do que outros. E, embora você não deva contar com a aposentadoria com a renda da venda de trens antigos, pode ganhar algum dinheiro vendendo-os.
Então, como você vai vender modelos de trens?
O primeiro passo é descobrir o que você tem. Os trens vêm em uma variedade de tamanhos e foram feitos por muitas empresas diferentes. Procure na parte inferior dos motores e carros o nome do fabricante. Lionel é um dos nomes mais comuns, especialmente para trens mais antigos. Você também pode ver Marx, European Flyer ou mesmo Marklin. Se você não conseguir encontrar o nome de um fabricante no trem, terá que pesquisar um pouco. Primeiro, você precisa saber qual é a escala. Os trens em escala HO são os mais comuns. Um motor diesel nesta escala terá de 6 a 20 centímetros de comprimento e cerca de uma polegada de largura. Os trens em escala N têm metade do tamanho de HO. A escala O é duas vezes HO. A escala S está entre HO e O.
Depois de saber o fabricante ou a escala, você pode começar a ter uma ideia de quanto vale o seu trem. Se o seu trem for Lionel, European Flyer ou Marx, há uma série de bons guias de viagem disponíveis em sua biblioteca pública local. Lembre-se de que esses livros são apenas guias e refletem o preço de varejo um determinado tipo de trem pode ser vendido. Se o seu trem não for uma dessas marcas, outras coisas afetarão seu valor. Para trens de escala HO, N e Z, dependerá de quem o fabricou, da idade e da condição em que se encontra. Uma nota: se o seu trem for feito de latão, pode ser colecionável. Se você não tiver certeza, leve-o a uma loja especializada e pergunte ao proprietário que tipo de trem é. Em muitas escalas, os trens mais antigos não cobram um preço mais alto. Na verdade, muitas vezes eles valem menos. O oposto é verdadeiro para Lionel, European Flyer e alguns Marklin.
E-bay é outra maneira de determinar o valor. Depois de saber a escala e / ou fabricante do seu trem, você pode fazer uma pesquisa no e-bay e escolher ver "itens concluídos". Pesquise usando a escala, o nome da ferrovia impresso no carro ou motor e o fabricante se conhecido. Isso lhe dará uma ideia de quanto vale o seu trem. Mas não venda no e-bay ainda. Às vezes, esse site popular não mostra o valor do seu trem, especialmente se você não tiver certeza de como listá-lo ou descrevê-lo.
Agora que você tem uma ideia de quanto valem seus trens, é hora de decidir a melhor forma de vendê-los. Se você tiver apenas algumas peças, convém vendê-las a um revendedor de boa reputação. Um revendedor de boa reputação deve pagar cerca de metade do valor de varejo esperado. Se você mora em uma cidade grande, procure uma loja que vende trens usados. Se você não conseguir encontrar um, você também pode verificar se há modelos de mercado de pulgas de ferrovias em sua área. Você pode encontrar listas de modelos de mercado de pulgas de ferrovias online em http://trains.com/community/events/. No mercado de pulgas, procure vendedores que vendam itens semelhantes para o seu e pergunte se eles compram trens usados. Caso contrário, pergunte se eles podem dizer quanto eles acham que vale a pena. Se eles comprarem trens, pergunte o que eles darão. Verifique com vários fornecedores antes de vender para ter certeza de que está obtendo um preço justo.
Se você decidir vender os trens por conta própria, o e-bay é um ótimo lugar para fazê-lo. Apenas certifique-se de que sua lista tenha palavras-chave que atrairão compradores interessados no que você tem. Certifique-se de saber qual frete cobrar para que você não cobre muito para levá-lo até lá. Os trens podem ser pesados. Defina um lance mínimo que é o menor valor oferecido por um revendedor. Você sabe que pode conseguir esse preço. Talvez você consiga mais.
Se você tem uma coleção de tamanho médio, pode pedir a vendedores de modelos do mercado de pulgas em sua casa e fazer uma oferta sobre a coleção completa. Novamente, lembre-se de que eles pagarão menos do que esperam vender.
Outra forma de vender uma coleção de tamanho médio é alugar uma mesa em um desses feirantes ou shows. As mesas variam entre 7,50€ e 22€ dependendo do espetáculo. Certifique-se de definir claramente o preço de todos os seus itens com base em sua pesquisa.
Se você tem uma coleção grande, pode usar qualquer um dos métodos acima, mas também pode contratar um leiloeiro especializado na venda de modelos de trens. Um leiloeiro que lida com essas coleções é Bob Charles Auctions. Você pode encontrá-los na web em www.bobcharlesauctions.com. Você também pode entrar em contato com a Train Collectors Association para obter informações sobre os leiloeiros especializados em trens. O TCA está online em www.traincollectors.org.
Claro, você pode decidir não vender nada. Uma coleção geralmente vale mais para seu dono do que quando vendida como peças. Considere construir uma mesa de trem e entrar no hobby. Você também pode dar os trens para um membro da família com filhos.